Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Contrato de Mútuo Conversível em Participação Societária"

O estudo de Zirpoli esmiúça o instrumento legal e suas aplicabilidades.

7/7/2023

A obra "Contrato de Mútuo Conversível em Participação Societária" (Quartier Latin - 180 pg.) traz um estudo, resultado da dissertação de mestrado do autor Rodrigo Domingos Zirpoli, em que defende tal modalidade de contrato como uma alternativa de viabilizar e dinamizar a captação de investimentos com agilidade, praticidade, segurança e baixo custo.

O livro discorre sobre esse importante instrumento jurídico, estruturador de operações de investimentos em operações de M&A (fusões e aquisições).(Imagem: Arte Migalhas)

O estudo faz parte da Série Direito Comercial Moderno e já está disponível para a venda on line no site da Amazon e em diversas livrarias. O prefácio é assinado pelo professor de Direito Comercial da PUC/SP e advogado Ivo Waisberg. 

O livro discorre sobre esse importante instrumento jurídico, estruturador de operações de investimentos em operações de M&A (fusões e aquisições). O estudo de Zirpoli esmiúça o instrumento legal e suas aplicabilidades. Na introdução, o autor explica que o Contrato de Mútuo Conversível em Participação Societária, criado a partir das convertible notes dos Estados Unidos da América, é uma alternativa que permite a capitalização das mais diversas estruturas societárias nacionais, evitando os juros bancários abusivos no Brasil e a dificuldade de acesso ao mercado de capitais.

Em uma linguagem mais simples, o Contrato Mútuo Conversível permite o empréstimo a empresas com a direto assegurado de, no futuro, o credor escolher se vai receber o seu investimento em ações ou a restituição dos valores, quando aplicável. Com essas possibilidades de retorno asseguradas, esta modalidade de contrato societário é uma das principais opções de financiamento de startups e de empresas mais maduras.

A obra interessa ao mundo jurídico e aos que atuam nos setores produtivos, que fomentam a economia e demais agentes econômicos. “O contrato de mútuo conversível dinamiza a captação de recursos por sociedades de todos os portes. O mercado financeiro pratica juros altos, assim como o mercado de capitais é de difícil acesso. Essa estruturação contribui para o contexto econômico, especialmente pela celeridade que o funding pode ser realizado, sem depender de atos burocráticos e regulatórios”, finaliza o advogado Rodrigo Zirpoli.  

Sobre o autor:

Rodrigo Domingos Zirpoli é advogado e mestre em Direito Comercial (PUC-SP).

----------

Ganhadores:

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

TJ/MG revoga liminar e veta transfusão em paciente testemunha de Jeová

15/7/2024

Herdeiros que ocupam imóvel exclusivamente devem pagar aluguel

16/7/2024

OAB/SP divulga nova tabela de honorários com 45 novas atividades

15/7/2024

TJ/BA anula sentença após juiz dizer que "lugar de demônio é na cadeia"

15/7/2024

Funcionária chamada de “marmita do chefe" por colegas será indenizada

16/7/2024

Artigos Mais Lidos

Partilha de imóvel financiado no divórcio

15/7/2024

Inteligência artificial e Processo Penal

15/7/2024

Você sabe o que significam as estrelas nos vistos dos EUA?

16/7/2024

Advogado, pensando em vender créditos judiciais? Confira essas dicas para fazer da maneira correta!

16/7/2024

O setor de serviços na reforma tributária

15/7/2024