Migalhas Quentes

Luiz Gustavo Bichara: Proposta de reforma aumentará carga tributária

De acordo com o advogado, alíquota em 25% representa um valor relevante de carga para inúmeros setores da economia.

28/6/2023

Presente durante o "XI Fórum Jurídico de Lisboa", o advogado Luiz Gustavo Bichara concedeu entrevista à TV Migalhas e analisou a proposta de reforma tributária.

De acordo com Bichara, na proposta, a sugestão de alíquota média varia em torno de 25%, podendo representar um aumento relevante de carga para inúmeros setores da economia.

“Um prestador de serviço hoje paga em média 8,65% de tributo sobre consumo, e vai para 25% ou 28%. É um aumento relevante.”

O advogado ainda pondera que sendo tributo sobre consumo, só se gravará a pessoa física final consumidora do bem ou serviço. Entretanto, para ele, trata-se de uma questão elementar, de elasticidade de preço.

“Certamente, nem todos os setores conseguirão repassar isso para o preço final. Verificando-se então, um aumento de carga no meio da cadeia, que nega a premissa de neutralidade absoluta da reforma.”

Ao finalizar, Bichara afirma que o texto da reforma deve evoluir.

Assista:

O evento

O XI Fórum Jurídico de Lisboa ocorre nos dias 26, 27 e 28 de junho, sob o mote principal "governança e constitucionalismo digital". O evento é organizado pelo IDP - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, pelo ICJP - Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e pelo CIAPJ/FGV - Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário da FGV Conhecimento.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas de Peso

Reforma tributária: obstáculo para sonegações fiscais

28/6/2023
Migalhas Quentes

Para Ronaldo Caiado, proposta de reforma tributária é uma “tragédia”

27/6/2023
Migalhas Quentes

Para especialistas, reforma tributária é crucial para economia do país

11/5/2023

Notícias Mais Lidas

"Não é pelo batom": Pena de 14 anos a bolsonarista se funda em crimes graves

22/3/2025

Juízes ignoram lei que isenta advogados de custas antecipadas

22/3/2025

Gilmar vota contra aposentadoria especial de guardas; Moraes pede vista

21/3/2025

Moraes vota para condenar a 14 anos mulher que pichou “perdeu, mané”

21/3/2025

STF julga Carla Zambelli por porte ilegal de arma; mandato está em risco

21/3/2025

Artigos Mais Lidos

Decisão inédita julga ilegal exigência de quarentena e obriga PGFN a celebrar transação tributária

21/3/2025

Possibilidade de alteração de beneficiário de VGBL e PGBL por meio de disposição testamentária – Planejamento sucessório

21/3/2025

Holding familiar e confusão patrimonial: Entendendo os riscos e consequências

21/3/2025

Advocacia como negócio: Estratégias para liderar no mercado jurídico

21/3/2025

PPP e infraestrutura social em escolas: Um caminho para qualidade de ensino e sustentabilidade

21/3/2025