Durante o "XI Fórum Jurídico de Lisboa", José Múcio Monteiro, ministro da Defesa, explicou declaração dada recentemente de que “sonho do pobre do Nordeste é ser pobre no Sul”.
À TV Migalhas, Múcio revelou que sua intenção foi ressaltar as brutais diferenças regionais que o Brasil tem. Apontou que defende tratamento diferenciado às regiões mais pobres para que tenham condições de se equiparar às mais ricas e reter a população.
Confira o vídeo:
Declaração polêmica
Durante sua participação em evento do IREE – Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa, na segunda-feira, 19, Múcio proferiu a seguinte fala:
"Esse país é um continente, é diferente. Digo muito que somos cinco países, nem os pobres são os mesmos nesse país. Somos de um estado, o sonho do pobre do Nordeste é ser pobre no Sul, porque vai viver numa região diferente”.
A declaração foi vista como preconceituosa por alguns setores da sociedade, enquanto outros entenderam que os dizeres foram apenas descontextualizados.
O evento
O XI Fórum Jurídico de Lisboa ocorre nos dias 26, 27 e 28 de junho, sob o mote principal "governança e constitucionalismo digital". O evento é organizado pelo IDP - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, pelo ICJP - Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e pelo CIAPJ/FGV - Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário da FGV Conhecimento.