“Juiz das garantias é a forma de reorganizarmos a Justiça Criminal no Brasil, que deu passos errôneos nesse contexto geral”. A afirmação é do ministro Gilmar Mendes, do STF, em entrevista à TV Migalhas durante o “XI Fórum Jurídico de Lisboa”.
Segundo o decano, com esses passos errados produzimos “Moro-Dallagnol, Bretas e juíza Selma. Um populismo judicial desvariado”.
“O que a gente já conhece já é muito ruim, e tudo indica que vem coisas piores por aí. Então, nós temos que nos livrar disso. Por isso que eu tenho falado: vamos organizar a fuga para frente, vamos separar o processo de investigação do processo de julgamento. É uma grande chance para o Judiciário.”
Assista à entrevista:
O evento
O XI Fórum Jurídico de Lisboa ocorre nos dias 26, 27 e 28 de junho, sob o mote principal "governança e constitucionalismo digital". O evento é organizado pelo IDP - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, pelo ICJP - Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e pelo CIAPJ/FGV - Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário da FGV Conhecimento.