Migalhas Quentes

Advogada aponta benefícios na mudança no Estatuto da Igualdade Racial

Segunda especialista, alteração permite que as empresas coletem dados sensíveis com o objetivo de verificar o grau de diversidade étnico-racial dentro das instituições.

13/6/2023

lei 12.288/10 (Estatuto da Igualdade Racial) foi alterado para incorporar a obrigação de que as empresas incluam informações sobre raça e etnia nos seus registros de empregados. Com a atualização, a lei passa a demandar a coleta desses tipos de dados através de autodeclaração dos colaboradores, ainda que seja por meio de estabelecimento de grupos previamente delimitados nos quais eles se encaixem.

Maraísa Cezarino, advogada e especialista em proteção de dados da Daniel Advogados, explica que, ainda que a coleta de dados seja obrigatória, ela deve estar em conformidade com a LGPD.  

“Antes da alteração, considerávamos que o consentimento destacado era a justificativa legal mais apropriada para suportar a captação de dados pessoais sensíveis para a apuração de diversidade étnico-racial dentro das empresas e agora passa a ser a obrigação legal, podendo-se prescindir da autorização específica para o tratamento de dados para a finalidade delimitada pelo Estatuto."

Segundo especialista, para garantir a transparência desses dados é importante a estruturação de uma Política de Diversidade.(Imagem: Freepik)

De acordo com o texto, os dados sobre pertencimento a segmento étnico-racial valem para registros administrativos nos setores público e privado. As informações devem ser usadas para subsidiar políticas públicas, com o objetivo de reduzir as desigualdades raciais no Brasil, com ênfase na população negra. 

Segundo a especialista, para garantir a transparência desses dados é importante a estruturação de uma Política de Diversidade que demonstre os pilares de atuação da empresa nesse assunto e que indique, de forma visual, o que acontecerá após a pessoa fornecer esse dado pessoal para a organização.

“Assim, as pessoas se sentem mais seguras e a empresa demonstra publicamente o compromisso com a proteção de dados e com a diversidade”, diz Maraísa. 

 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Racismo: Advogados pedem cassação de Malta por fala do caso Vini Jr.

25/5/2023
Migalhas Quentes

Nova lei inclui dados de cor e raça em documentos trabalhistas

24/4/2023
Migalhas Quentes

É objetiva responsabilidade de empresa por ofensa racial a empregado

24/9/2022

Notícias Mais Lidas

"Vale-peru"? TJ/MT fixa R$ 10 mil de auxílio-alimentação em dezembro

19/12/2024

Bosch é condenada a pagar R$ 1,7 mi por fraude em perícias judiciais

19/12/2024

iFood é multada por designar representante hospitalizado em audiência

19/12/2024

PEC que limita supersalários de servidores é aprovada pelo Congresso

20/12/2024

MP/BA investiga Claudia Leitte por retirar "Iemanjá" de música

19/12/2024

Artigos Mais Lidos

Afinal, quando serão pagos os precatórios Federais em 2025?

19/12/2024

Discriminação nos planos de saúde: A recusa abusiva de adesão de pessoas com TEA

19/12/2024

Planejamento sucessório e holding patrimonial: Cláusulas restritivas societárias

20/12/2024

Decisão importante do TST sobre a responsabilidade de sócios em S.A. de capital fechado

20/12/2024

As perspectivas para o agronegócio brasileiro em 2025

20/12/2024