Migalhas Quentes

Podcast do Mandaliti aborda a gestão ágil de equipes jurídicas

Patricia Amarante e Julia Renda, líderes do Mandaliti diretamente envolvidas na prática das metodologias ágeis em equipes jurídicas, falam sobre os desafios e mudanças na rotina jurídica a partir da adaptação de metodologias.

12/6/2023

Cada vez mais adotadas no ambiente empresarial, as metodologias ágeis são ferramentas de trabalho que visam aprimorar o fluxo de produção durante todas as etapas de um projeto. A otimização da produção é baseada na agilidade de ajustes e adaptações constantes de estratégias, sempre focando na melhoria contínua, e nas expectativas e necessidades do cliente. Mas como a adaptação da agilidade ao jurídico funciona na prática? Este é o tema do 4° episódio do MCast, o podcast do Mandaliti, trazendo reflexões sobre inovação e impactos práticos da gestão ágil de equipes jurídicas, que vai ao ar na terça-feira, dia 13/6.

Neste episódio, participam Patricia Amarante (agilista) e Julia Renda (gerente de operações), líderes do Mandaliti diretamente envolvidas na prática das metodologias ágeis em equipes jurídicas. Sob a mediação de Camilla Duchatsch, a conversa traz detalhes sobre a adaptação da agilidade ao jurídico na prática, destacando as diferenças entre gestão ágil e gestão tradicional, e ainda desafios e mudanças na rotina de trabalho das equipes jurídicas a partir do uso de metodologias ágeis.

Novo episódio do MCast traz os desafios e mudanças na rotina jurídica a partir da adaptação de metodologias ágeis.(Imagem: Freepik)
Originada no setor de tecnologia e desenvolvimento de softwares, a agilidade surge da necessidade de resolver problemas de forma rápida. Aplicada ao jurídico, Amarante ressalta que a gestão ágil trouxe unidade às equipes, com destaque para a autonomia dos advogados no planejamento estratégico de suas tarefas. Já Renda aponta que a persistência e o incentivo da liderança são fatores essenciais para o sucesso na adaptação da gestão ágil ao jurídico.

Para além do cumprimento de prazos, a metodologia ágil propõe uma análise interna e constante sobre como cumprir, quais são os objetivos e desafios de uma entrega, e quais as melhores formas de atingir o resultado desejado. Isso é possível por conta da comunicação aberta e acessível entre times, liderança e clientes, agilizando a identificação de falhas na produção e reajustando as estratégias de ação em um curto período de tempo.

Escute o episódio com muito mais detalhes práticos sobre adaptação da gestão ágil em equipes jurídicas, acessando o MCast no Spotify, ou outras plataformas de áudio através do site do Mandaliti.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Podcast do Mandaliti aborda seguro cibernético para proteção de dados

28/3/2023

Notícias Mais Lidas

Veja áreas que mais remuneram advogados segundo pesquisa da OAB/SP

15/8/2024

Advogado é agredido por PMs; Justiça manda devolver fiança

15/8/2024

Pais terão IR penhorado por publicação de filhos ligando Moraes ao PCC

15/8/2024

CNJ implementa modelo-padrão de ementas para decisões judiciais

14/8/2024

Justiça determina interdição de santuário dedicado a Lúcifer no RS

14/8/2024

Artigos Mais Lidos

A doação em vida não resolve o problema: O aumento do ITCMD na reforma tributária

15/8/2024

ITCMD: Postergar planejamento sucessório pode sair caro por causa da reforma tributária

15/8/2024

Quando o advogado deve dizer “não”?

15/8/2024

Por que as buscas e apreensões extrajudiciais ainda não saíram do papel?

14/8/2024

Invalidade da cláusula non cedendo em face da Lei das Duplicatas

16/8/2024