Cerca de 162 mil brasileiros vivem na Itália, segundo estudo do ministério das Relações Exteriores de 2022. O número é quase 90% maior do que as estatísticas de 2018.
A Itália ocupa o sétimo lugar no ranking dos países que possuem a maior comunidade brasileira.
É claro que dentre esse elevado número de brazucas em solos italianos estão também os advogados e, muitos que ainda vivem no Brasil, sonham em exercer a profissão em outro país.
Na Itália, nossa equipe entrevistou a advogada Anelise Pavao, que mora há mais de nove anos no país. Ao Migalhas, ela confessa: "está sendo uma experiência muito incrível". Confira.
A advogada ainda conta como fazer para começar a trabalhar no país. Ela disse que precisou reunir seus documentos escolares e traduzi-los. Depois, teve de esperar que o ministério da Justiça de Roma reconhecesse o diploma. Anelise também advogou três anos com um colega italiano, como se fosse um estágio, para que a Ordem dos Advogados reconhecesse seu título.
Segundo a advogada, também há a possibilidade de fazer a inscrição na Ordem dos Advogados de Portugal e, com a Ordem dos Advogados portuguesa, que é europeia, fazer a inscrição na Itália. "É mais fácil", disse.
Por fim, Anelise dá dicas para quem quer se aventurar em terras italianas: "Tenha coragem e venha. Na Itália, não só para as causas italianas, tem muito brasileiro precisando de ajuda, e eles preferem os advogados brasileiros."