Migalhas Quentes

STJ: Livramento condicional deve considerar todo histórico prisional

3ª seção fixou que a valoração do requisito subjetivo para concessão do livramento condicional por bom comportamento não se limita ao período de 12 meses.

24/5/2023

A 3ª seção do STJ decidiu, nesta quarta-feira, 24, que a valoração do requisito subjetivo para concessão do livramento condicional - bom comportamento durante a execução da pena -, deve considerar todo o histórico prisional, não se limitando ao período de 12 meses referido na alínea b do art. 83, inciso III, do Código Penal.

O colegiado analisou se o requisito objetivo do livramento condicional consistente em não ter cometido falta grave nos últimos 12 meses limita temporalmente a valoração do requisito subjetivo.

A lei 13.964/19 alterou o CP para incluir requisitos para concessão de livramento condicional, sendo eles: a) bom comportamento durante a execução da pena e b) não cometimento de falta grave nos últimos 12 meses.

Livramento condicional por bom comportamento deve considerar todo histórico prisional.(Imagem: Freepik)

Para o relator, ministro Ribeiro Dantas, a inclusão da alínea "b" no CP teve como objetivo impedir a concessão do livramento condicional ao apenado que tenha cometido falta grave nos últimos 12 meses, o que não significa, todavia, que "ausência de falta grave no mencionado período seja suficiente para satisfazer o requisito subjetivo exigido para concessão do livramento condicional".

Segundo Dantas, a determinação incluída na alínea "b" é um acréscimo ao bom comportamento carcerário exigido na alínea "a", cuja análise deve considerar todo o histórico prisional do apenado.

S. Exa. explicou que se trata de requisitos cumulativos, pois, além de ostentar bom comportamento durante todo o período, o apenado não pode ter incorrido em nenhuma falta grave nos últimos 12 meses da data da análise da concessão do benefício.

"Esta Corte já se pronunciou a respeito, firmando entendimento de que "para fins de bom comportamento carcerário, considera-se todo o período de execução penal" (AgRg no HC 628.615). Em outras palavras, "não se aplica limite temporal para aferição do requisito subjetivo com escopo na concessão do livramento condicional, que deve necessariamente considerar todo o período da execução da pena". (AgRg no REsp 1.961.829)."

Com efeito, ressaltou que o requisito previsto no art. 83, inciso III, alínea b, do Código Penal, é um pressuposto objetivo para concessão do livramento condicional, e não limita a análise do requisito subjetivo.

Assim, propôs a fixação da seguinte tese:

"A valoração do requisito subjetivo para concessão do livramento condicional, bom comportamento durante a execução da pena (art. 83, inciso III, alínea a), deve considerar todo o histórico prisional, não se limitando ao período de 12 meses referido na alínea b do mesmo art. 83, inciso III."

No caso concreto, conheceu e deu provimento ao recurso especial.

A decisão do colegiado foi por maioria, vencido o ministro João Batista Moreira.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Homem que ficou evadido após 79% da pena tem livramento condicional

7/12/2021
Migalhas Quentes

Livramento condicional por erro material não pode ser revogado sem recurso da acusação

29/8/2018

Notícias Mais Lidas

TJ/MG revoga liminar e veta transfusão em paciente testemunha de Jeová

15/7/2024

OAB/SP divulga nova tabela de honorários com 45 novas atividades

15/7/2024

TJ/BA anula sentença após juiz dizer que "lugar de demônio é na cadeia"

15/7/2024

Herdeiros que ocupam imóvel exclusivamente devem pagar aluguel

16/7/2024

Litigância predatória: Juiz extingue ação por captação ilícita de clientes

15/7/2024

Artigos Mais Lidos

Inteligência artificial e Processo Penal

15/7/2024

Partilha de imóvel financiado no divórcio

15/7/2024

Advogado, pensando em vender créditos judiciais? Confira essas dicas para fazer da maneira correta!

16/7/2024

O setor de serviços na reforma tributária

15/7/2024

Você sabe o que significam as estrelas nos vistos dos EUA?

16/7/2024