Por certo, o grande objetivo das pessoas que almejam ser aprovadas em um concurso público é a estabilidade. Estabilidade é tudo que o concurseiro quer. Estabilidade financeira, profissional e na carreira.
Ela, a estabilidade, pode mudar a realidade de inúmeras pessoas: traz conforto, segurança e comodidade. É quase como um café quentinho depois de um dia inteiro de chuva e frio.
Com Lindson Rafael Silva não foi diferente: queria ser servidor público e andar lado a lado com essa tal de estabilidade. Acontece que não importa quão estável você seja, quando a sua vocação te chama, tira tudo do lugar.
Segundo ele, o serviço público proporcionou a ele experiências fantásticas, trouxe muitos aprendizados, felicidades e transformações. "Como policial militar do estado de Minas Gerais, vi e vivi coisas que dificilmente veria ou viveria em outras condições. Ajudei pessoas e fui ajudado por elas. Esse tempo como servidor foi essencial ao meu amadurecimento, aprimoramento das minhas virtudes, e evolução pessoal. Passei a olhar a vida sob uma nova ótica. Mas, ao mesmo tempo, sentia que meu tempo como servidor havia chegado ao fim".
"Gosto muito de uma frase de um poeta espanhol, Antônio Machado, que diz 'Caminhante, não há caminho. O caminho se faz ao caminhar'. O caminho do serviço público me abriu muitas portas e portas que me levaram a outros caminhos. Caminhos não tão lineares como eu estava acostumado. Às vezes, é preciso recalcular a rota e surfar as ondas mutáveis da vida. E assim o fiz".
Então, ele optou por uma nova vida, uma rotina em que não há rotina, mas cheia de desafios e obstáculos que está disposto a transpor. Escolheu empreender. Assim, continuou usando a força do trabalho para servir ao público, embora de maneira diferente.
Graças a esse novo objetivo, nasceu a Vieira Advocacia, onde ele e sua sócia, Juliane Vieira, por mais de dez anos têm advogado para empresas. "O empreendedorismo é a minha grande paixão", conclui Lindson.
Ainda assim, algo remetia ao passado e havia dentro dele aquele clamor por "quero mais". Foi assim que surgiu o desejo de aliar o passado como concurseiro e servidor público com o presente como advogado e empreendedor e lançar um novo conceito: Via Advocacia - especialmente direcionado para concurseiros e servidores públicos.