Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Departamento Jurídico 4.0 e Legal Operations"

A obra reúne textos escritos por 61 autores que são referência em suas áreas de atuação pelos resultados que apresentam e por sua experiência prática.

27/3/2023

Com prefácio escrito pelo ministro do STJ Luís Felipe Salomãoa obra "Departamento Jurídico 4.0 e Legal Operations" (Saraiva - 448pg.), coordenada por Bruno Feigelson, Daniel Marques, Maria Alicia Lima Peralta, Paulo Samico e Tayná Carneiro, é uma coletânea escrita por executivos e profissionais que atuam na advocacia corporativa abordando os principais desafios que enfrentam no Departamento Jurídico de suas empresas. 

(Imagem: Arte Migalhas)

Este livro tem o objetivo de reforçar a atuação do Jurídico junto às áreas de negócio, como um parceiro essencial na tomada de riscos e na contribuição para os resultados financeiros, olhando para a inovação e a tecnologia como aliadas. A obra está dividida em três eixos (gestão, inovação e cases de sucesso) mais uma parte especial sobre Legal Operations, em que são abordadas cada uma das 12 competências do CLOC (Corporal Legal Operations Consortium).

O objetivo é que o mercado seja preparado por autores que são referência nesses pilares de atuação e que esta publicação seja referência de leitura para os advogados internos, que, além do dever de protegero negócio, devem observar em suas atividades a transformação digital pela qual a indústria está passando.

O operador do Direito precisa estar antenado para garantir mais agilidade e simplicidade aos processos, dando o suporte necessário de forma dinâmica e sem perda da segurança jurídica. A missão é usar a tecnologia e a inovação disruptiva como aliadas para entregas melhores e consistentes, aplicando a intervenção humana em locais nos quais de fato faz a diferença. Isso é ser um Departamento Jurídico 4.0!

Sobre os coordenadores:

Bruno Feigelson é advogado. Chairman da Future Law e Wal Ventures. Pós-doutorando em Direito pela UNIRIO. Doutor e mestre em Direito pela UERJ.

Daniel Marques é advogado. MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Mestre em Filosofia da Ciência e Epistemologia pela Università Regina Apostolorum. Doutorando em Direito, Inovação, Inteligência Artificial, Ética e Regtech pela UERJ.

Maria Alicia Lima Peralta é advogada. Executiva com mais de 25 anos de experiência na liderança das áreas Jurídicas, Compliance, Relações Institucionais e Comunicação Corporativa.

Paulo Samico é advogado. Gerente Jurídico e Legal Counsel Business Support na Mondelez International. Pesquisador Acadêmico da FGV Conhecimento.

Tayná Carneiro é advogada. Doutoranda em Direito pela USP. Mestre em Direito pela UERJ. Professora no Ibmec e na Future Law.

-----

Ganhadores:

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

PF prende envolvidos em plano para matar Lula, Alckmin e Moraes

19/11/2024

Moraes torna pública decisão contra militares que tramaram sua morte

19/11/2024

CNJ aprova teleperícia e laudo eletrônico para agilizar casos do INSS

20/11/2024

TRT-15 mantém condenação aos Correios por burnout de advogado

18/11/2024

Em Júri, promotora acusa advogados de seguirem "código da bandidagem"

19/11/2024

Artigos Mais Lidos

ITBI na integralização de bens imóveis e sua importância para o planejamento patrimonial

19/11/2024

Cláusulas restritivas nas doações de imóveis

19/11/2024

Estabilidade dos servidores públicos: O que é e vai ou não acabar?

19/11/2024

Quais cuidados devo observar ao comprar um negócio?

19/11/2024

A relativização do princípio da legalidade tributária na temática da sub-rogação no Funrural – ADIn 4395

19/11/2024