A presidente do STF, ministra Rosa Weber, determinou a convocação de uma sessão virtual extraordinária, que ficará aberta de forma permanente durante o recesso, de 18h do dia 9 de janeiro até 23h59 do dia 31 de janeiro.
A medida permitirá julgamentos colegiados que se façam necessários durante o período. Por enquanto, não há processos pautados na sessão.
A decisão de Rosa Weber vem após da prática de atos de vandalismo contra a democracia e as instituições brasileiras ocorridos na capital neste domingo, quando bolsonaristas invadiram e depredaram os prédios do STF, do Congresso Nacional e do Palácio do Planalto.
Neste 8 de janeiro, apoiadores radicais do presidente Bolsonaro invadiram a Praça dos Três Poderes em Brasília. Ao tomar os prédios do STF, Senado, e demais locais, o vândalos depredaram todo o patrimônio público existente no local.
Cenas de terrorismo tomaram o local. Todos os ambientes e objetos foram severamente distruídos.
Com os episódios, o presidente Lula decretou intervenção Federal no DF.
A AGU acionou o STF pedindo a prisão do secretário de segurança pública do DF Anderson Torres e de todos os envolvidos nos atos de violência e vandalismo.
Na madrugada, o ministro Alexandre de Moraes afastou o governador do DF Ibaneis Rocha.