Migalhas Quentes

TJ/SP invalida lei que multa omissão de socorro a animais atropelados

Colegiado concluiu que ao impor aos motoristas a obrigação de prestar socorro no caso de atropelamento de animais que se encontrem em vias públicas, o legislador municipal avançou sobre esfera legislativa privativa da União.

4/1/2023

O Órgão Especial do TJ/SP invalidou lei de Santo André que aplicava multa a motoristas, motociclistas e ciclistas que não prestassem socorro a animais atropelados. Segundo o colegiado, é competência privativa da União definir regras de comportamento na circulação de pessoas pelas vias do território nacional.

Na ação, a prefeitura de Santo André alegou que a referida lei vulnera o princípio da separação dos poderes, avançando em matéria reservada à administração, e relativa ainda à definição de infrações de trânsito, que pertence com exclusividade à União.

Asseverou, ainda, que a legislação municipal detém natureza supletiva da legislação federal e da estadual, no que respeita à proteção ao meio ambiente, ao dispor sobre assuntos de interesse predominantemente local. Nesse sentido, a prefeitura pleiteou pela suspensão da norma.

TJ/SP invalida lei municipal que multava motorista que não prestava socorro a animais atropelados.(Imagem: Douglas Cometti/Folhapress)

Ao votar, o desembargador Aroldo Viotti, relator, verificou que o dispositivo “define infração de trânsito a motoristas, motociclistas e ciclistas que só vigoraria em limitado trecho do território nacional, isto é, no município de Santo André".

Destacou, ainda, que a competência para definir regras de comportamento na circulação de pessoas pelas vias do território nacional é privativa da União. “Na distribuição das competências legiferantes, a Constituição Federal concretiza o arcabouço do princípio federativo, seara na qual aos Municípios se reserva a disciplina daquelas matérias que digam respeito ao interesse local, e de forma sempre suplementar”, destacou o magistrado.

“Dúvida não há de que, ao impor aos usuários das vias de circulação a obrigação de prestar socorro no caso de atropelamento de animais que se encontrem em vias públicas, o legislador municipal avançou sobre esfera legislativa privativa da União.”

Nesse sentido, o colegiado concluiu pela inconstitucionalidade da lei municipal.

Leia o acórdão.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Motorista que atropelou cão solto não é responsável pelo acidente

17/3/2022
Migalhas Quentes

Projeto prevê punições para quem atropelar cães e gatos

10/10/2020

Notícias Mais Lidas

TJ/MG revoga liminar e veta transfusão em paciente testemunha de Jeová

15/7/2024

Herdeiros que ocupam imóvel exclusivamente devem pagar aluguel

16/7/2024

OAB/SP divulga nova tabela de honorários com 45 novas atividades

15/7/2024

TJ/BA anula sentença após juiz dizer que "lugar de demônio é na cadeia"

15/7/2024

Funcionária chamada de “marmita do chefe" por colegas será indenizada

16/7/2024

Artigos Mais Lidos

Partilha de imóvel financiado no divórcio

15/7/2024

Inteligência artificial e Processo Penal

15/7/2024

Você sabe o que significam as estrelas nos vistos dos EUA?

16/7/2024

Advogado, pensando em vender créditos judiciais? Confira essas dicas para fazer da maneira correta!

16/7/2024

O setor de serviços na reforma tributária

15/7/2024