Migalhas Quentes

"Colaboração Premiada e Outros Acordos"

Colaboração Premiada é analisada em estudo crítico lançado por Moraes Pitombo Advogados.

14/12/2022

Moraes Pitombo Advogados acaba de lançar o livro "Colaboração Premiada e Outros Acordos – Análise Sistemática e Estudo Crítico". Editado pela Singular, o livro está acessível no site da editora e em livrarias online. "Durante a pandemia, como forma de unir as pessoas e manter contato frequente, criamos um projeto de estudo coletivo. Os profissionais do escritório envolveram-se na elaboração de pesquisas e seminários virtuais, com o fim de discutir a colaboração premiada e os outros acordos. O resultado encontra-se publicado neste livro que se aprofunda no exame da delação premiada, do acordo de não persecução penal e demais formas de transação no processo penal. É um verdadeiro manual para quem almeja realizar referidos acordos e se apresenta uma fonte de estudo para compreender os direitos do indivíduo perante a Justiça nas diversas fases da negociação e acordo", diz Antonio Sergio Pitombo, coordenador.

No prefácio, se destaca que com a firmeza de propósito de compreender o injusto e a culpabilidade, examinaram-se discrepâncias entre a dogmática e os julgados para mostrar a relevância do conhecimento da doutrina ao defensor que almeja mudar as tendências dos tribunais e influenciar a jurisprudência.

O conteúdo do estudo é acessível à boa parte do perfil de leitores, mesmo diante do caráter técnico do trabalho coletivo. Introduções, notas explicativas e exemplos práticos permitem aos interessados no tema mais conhecimento sobre a aplicação desses instrumentos legais em nosso país.  

Assim, após expor sobre a formação da autonomia das partes nas relações processuais, o trabalho mostra o panorama e as críticas que sofre o instituto da colaboração premiada, como se deu a mudança do perfil do processo penal brasileiro a partir da vigência normativa do acordo de não persecução penal. Em seguida, o livro dedica capítulo para mostrar conflitos de atribuições nos acordos de leniência e as formas de conduzir e negociar a colaboração premiada sob a perspectiva do colaborador. A obra avança para mostrar os efeitos da quebra de acordos e se debruça sobre os julgados do Supremo Tribunal Federal. Acompanha o texto rica bibliografia sobre o tema e post-scriptum sobre as últimas mudanças na matéria.

(Imagem: Divulgação)

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

"Vale-peru"? TJ/MT fixa R$ 10 mil de auxílio-alimentação em dezembro

19/12/2024

Bosch é condenada a pagar R$ 1,7 mi por fraude em perícias judiciais

19/12/2024

iFood é multada por designar representante hospitalizado em audiência

19/12/2024

PEC que limita supersalários de servidores é aprovada pelo Congresso

20/12/2024

MP/BA investiga Claudia Leitte por retirar "Iemanjá" de música

19/12/2024

Artigos Mais Lidos

Afinal, quando serão pagos os precatórios Federais em 2025?

19/12/2024

Discriminação nos planos de saúde: A recusa abusiva de adesão de pessoas com TEA

19/12/2024

Planejamento sucessório e holding patrimonial: Cláusulas restritivas societárias

20/12/2024

Decisão importante do TST sobre a responsabilidade de sócios em S.A. de capital fechado

20/12/2024

As perspectivas para o agronegócio brasileiro em 2025

20/12/2024