Migalhas Quentes

Demarest Advogados recebe Selo Paulista da Diversidade

Reconhecimento do governo estadual é feito a empresas e organizações que implementam boas práticas de valorização da diversidade e da inclusão.

28/11/2022

O Demarest Advogados recebeu o "Selo Paulista da Diversidade" e foi reconhecido pelo governo do Estado de São Paulo como uma das empresas que implementam boas práticas de valorização da diversidade e inclusão.

Essa é a segunda edição do evento, que aconteceu na última quarta-feira (dia 23/11), em São Paulo, e certificou o trabalho de 36 empresas e organizações dos setores público e privado que desenvolvem, promovem e valorizam a diversidade de gênero, raça, orientação sexual, com ações para pessoas imigrantes ou em situação de refúgio, pessoas idosas, pessoas com deficiência (PCDs), portadores de HIV/Aids, entre outros grupos. Em março, outras 51 organizações também foram reconhecidas na primeira entrega do ano.

"Esse selo é um importante marco em uma longa trajetória que estamos percorrendo para tentar remediar uma distorção no mercado de trabalho em que mulheres, pessoas pretas, pessoas LGBTQIA+ e pessoas com deficiências têm uma corrida diferente e, com muito mais obstáculos, para tentar conquistar e ocupar as mesmas posições e cargos que os homens brancos cis héteros ocupam", diz Cesar Rossi Machado, sócio do Demarest e sponsor do D Mais, grupo de afinidade voltado à população LGBTQIAP+ e aliados do escritório.

Criado em 2007, o "Programa Selo Paulista da Diversidade" tem como objetivo divulgar  práticas inclusivas e usar a experiência das empresas e organizações públicas certificadas para incentivar a mudança de mentalidade, difundir a cultura de respeito e acolhimento da diversidade, além de mostrar o quanto é importante trazer para o ambiente de trabalho diferentes competências e habilidades.

O selo tem validade de 24 meses, pode ser renovado e é considerado uma ação estratégica pela igualdade de direitos e cidadania.

Durante o evento, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Bruno Caetano, destacou que é preciso colocar em prática iniciativas como as reconhecidas, que buscam a equidade para todos os grupos de pessoas. “Essas ações reconhecem a pluralidade e melhoram a vida de toda população. As organizações precisam entender que existem públicos diversos e por isso, as empresas precisam desenvolver boas práticas de diversidade e inclusão que atendem e deem oportunidades para todos e todas", disse Caetano.

Além do selo recebido neste ano pelo programa do governo estadual, o Demarest também obteve, nos últimos três anos, o reconhecimento da Prefeitura de São Paulo por suas ações de inclusão e diversidade.  

Em 2019, o escritório ganhou o Selo de Direitos Humanos e Diversidade na categoria Projetos Transversais, com destaque para os programas realizados na iniciativa D Mulheres (gênero) e nos grupos D Mais (LGBTQIA+) e D Raízes (raça/etnia). Na ocasião, 60 empresas e organizações foram premiadas.

No ano passado, o Demarest foi uma das 65 empresas privadas certificadas na 4ª edição do Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade. O escritório foi reconhecido com a iniciativa "Demarest em ação contra a violência", na categoria Transversalidades, por ações realizadas para enfrentar e combater qualquer tipo de violência doméstica – como campanhas informativas, treinamento, canais específicos de atendimento às vítimas de agressões, além de aderir a iniciativas e patrocinar compromissos empresariais.

Dentre elas, destacam-se a plataforma Rota VCM, que atua para fortalecer a mulher e conscientizar a sociedade sobre os números alarmantes de violência de gênero, e a Coalizão Empresarial Pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas, iniciativa privada e colaborativa de mobilização de diversas empresas de todo o Brasil, com propósito comum de transformar as vidas de mulheres e meninas vítimas de violência, por meio de investimentos em prevenção e cuidado dentro e fora das empresas.

Carla Carvalho e Bruna Gallo, da área de Responsabilidade Social do Demarest, e o advogado Cesar Rossi Machado, sócio e coordenador do D Mais(Imagem: Ricardo Matsukawa/Divulgação )

Evento de entrega do Selo Paulista da Diversidade, promovido pelo governo do Estado de São Paulo (Imagem: Ricardo Matsukawa/Divulgação )

 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Leonardo Sica é eleito presidente da OAB/SP

21/11/2024

Justiça exige procuração com firma reconhecida em ação contra banco

21/11/2024

Ex-funcionária pode anexar fotos internas em processo trabalhista

21/11/2024

Câmara aprova projeto que limita penhora sobre bens de devedores

21/11/2024

PF indicia Bolsonaro e outros 36 por tentativa de golpe em 2022

21/11/2024

Artigos Mais Lidos

A insegurança jurídica provocada pelo julgamento do Tema 1.079 - STJ

22/11/2024

O fim da jornada 6x1 é uma questão de saúde

21/11/2024

ITBI - Divórcio - Não incidência em partilha não onerosa - TJ/SP e PLP 06/23

22/11/2024

Penhora de valores: O que está em jogo no julgamento do STJ sobre o Tema 1.285?

22/11/2024

A revisão da coisa julgada em questões da previdência complementar decididas em recursos repetitivos: Interpretação teleológica do art. 505, I, do CPC com o sistema de precedentes

21/11/2024