Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Novidades e Desafios da Lei de Licitações e Contratos Administrativos"

O livro tem o objetivo primordial de apresentar, criticamente, os dispositivos que mereçam destaque contidos na lei 14.133/21.

14/9/2022

A obra "Novidades e Desafios da Lei de Licitações e Contratos Administrativos", coordenada por Rodrigo da Fonseca Chauvet, sócio do escritório Trigueiro Fontes Advogados, e Cristiano Borges Castilhos, é fruto de estudos e debates realizados pelo GDA - Grupo de Estudos de Direito Administrativo no decorrer do ano de 2021.

(Imagem: Arte Migalhas)

Depois de décadas de debates quanto a alterações ou eventual revogação da Lei 8.666/93, foi editada, enfim, a lei 14.133/21, contendo disposições aplicáveis a licitações e contra tos administrativos.

A lei 14.133/21 nasce com a missão de contribuir com a con tínua melhoria do cenário de fornecimento de bens, serviços em geral, realização de obras, dentre outras contratações feitas pelo mercado público nacional.

Ressalta-se que, de acordo com levantamento feito pela Organiza ção para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em 2020, o Brasil gastou cerca de 35,5 bilhões de reais em contratações administrativas, o que representou, no período apurado, o total aproximado de 13,5% das despesas do governo e 6.5% do Produto Interno Bruto (PIB).

Nesse contexto, nasce o presente trabalho que foi fruto de estudos e debates realizados pelo Grupo de Estudos de Direito Administrati vo (GDA) no decorrer do ano de 2021.

O livro em questão tem o objetivo primordial de apresentar, criti camente, os dispositivos que mereçam destaque contidos na Lei nº 14.133/2021. Isso abarcando pontos positivos e também verdadei ros desafios a serem enfrentados a partir das disposições da nova norma quando da contratação, dentre outras, de bens em geral, serviços e obras.

Sobre os coordenadores:

Rodrigo da Fonseca Chauvet é sócio advogado do escritório Trigueiro Fontes Advogados.

Cristiano Borges Castilhos é diretor jurídico da Construtora Queiroz Galvão S.A. Membro da Comissão de Direito Público da OAB/RJ.

_________

Ganhador


_________

 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

TJ/SP absolve servidor que comparou cabelo de advogada a vassoura

12/4/2025

Popcorn, icecream e muitas news no Minuto Migalhas; confira o vídeo

11/4/2025

Lucro ou prejuízo? Barroso questiona impacto em planos após rol da ANS

11/4/2025

OAB/RJ registra queixa de possível ameaça à presidente Ana Basilio

11/4/2025

Desembargador nega exclusão de matéria do SBT sobre Deolane

11/4/2025

Artigos Mais Lidos

O Humpty Dumpty de Toga

11/4/2025

Golpe do Pix e golpe do falso advogado

11/4/2025

Contratação de pessoa jurídica: Vantagens, riscos e implicações legais

11/4/2025

Execução imediata após o Júri: Como (re)agir?

11/4/2025

Nova regra sobre riscos psicossociais desafia empresas a repensarem a saúde mental no trabalho

11/4/2025