Migalhas Quentes

Demarest assina Carta à diversidade e inclusão LGBTQI+ no trabalho

Documento convoca os candidatos às eleições presidenciais a reconhecer a importância de criar políticas públicas e ações para apoiar a inclusão

1/9/2022

O Demarest Advogados é uma das 92 empresas e ONGs que declararam o apoio e se tornaram signatárias da  “Carta Aberta de apoio à Diversidade, ao Respeito e à inclusão de Pessoas LGBTQI+ nos ambientes de trabalho brasileiros” .

Lançada pelo Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, pelo Instituto Mais Diversidade e pela  Out & Equal Workplace Advocates como forma de reforçar o diálogo sobre a importância de falar sobre a diversidade no mercado de trabalho e criar políticas públicas e ações concretas para apoiar a inclusão LGBTQI+, a carta foi lida nesta ontem (31/8) durante um evento na AMCHAM para celebrar os Direitos Humanos LGBTQI+.

O objetivo é incentivar os candidatos às eleições presidenciais a reconhecerem a importância da diversidade e da inclusão de todas as pessoas nos locais de trabalho, incluindo as pessoas LGBTQI+.

"Trata-se de um documento apartidário, mas com finalidade política, que expressa o apoio das empresas às questões LGBTQI+ no mercado de trabalho", diz Cesar Rossi Machado, sócio do Demarest e sponsor do D Mais, grupo de afinidade voltado à população LGBTQIAP+ e aliados do escritório. "A iniciativa reforça o dever dos presidenciáveis e de quaisquer entes políticos, do Executivo ou do Legislativo, de promover a inclusão LGBTQI+ no mercado de trabalho, por meio de políticas públicas, regulamentação e legislação", completa.  

O documento representa uma coalizão de empresas e ONGS brasileiras e multinacionais, com a finalidade de marcar um posicionamento público a favor da diversidade e inclusão de pessoas LGBTQI+ no mercado de trabalho. Também reafirma o comprometimento das companhias em criar ambientes em que as pessoas se sintam acolhidas e possam contribuir com seu potencial máximo para prosperar, segundo informaram os idealizadores da iniciativa.

A carta aberta não é destinada a um candidato presidencial ou partido político específico. O intuito é incentivar os candidatos a reconhecerem que as pessoas LGBTQI+ devem ser tratadas como cidadãs, tendo suas identidades e seus direitos respeitados e valorizados nas plataformas de candidaturas e propostas políticas, assim como devem ser respeitadas e valorizadas nos ambientes de trabalho.

"Este é um momento em que grande parte das organizações têm olhado para os temas de direitos humanos, diversidade e agenda ESG. Não existe ESG sem democracia. É apenas na democracia, garantindo os direitos fundamentais, com políticas de inclusão, distribuição de oportunidades e respeito, que avançamos na pauta", afirma Ricardo Sales, CEO e sócio-fundador da Consultoria Mais Diversidade e presidente do Conselho do Instituto Mais Diversidade. "O mundo já tem um olhar diferenciado para a temática ESG e o Brasil tem a oportunidade de liderar e conduzir o assunto. Para isso, é necessário que todos os governos estejam comprometidos com essa temática", completa.

"Estamos às vésperas das eleições de 2022, que serão assistidas pelo mundo inteiro, inclusive por empresas que vão avaliar se o ambiente social e político permite que elas invistam em negócios no Brasil. A inclusão e o respeito à comunidade LGBTQI+ são valores empresariais, econômicos e sociais básicos, e isso importa não apenas para as decisões de investimento no país, mas também para o bem-estar de todas as pessoas no Brasil. Esta coalizão entre companhias, que há muito já estão comprometidas com a diversidade e a inclusão LGBTQI+, está alavancando suas vozes pela igualdade a fim de garantir que esses mesmos valores sejam refletidos em um ambiente eleitoral", afirma CV, diretor de programas de impacto global da Out & Equal.

"É uma questão suprapartidária. Estamos reconhecendo o quanto é importante que o mundo da política e da democracia apoie a questão da diversidade e dos direitos humanos", diz Reinaldo Bulgarelli, secretário-executivo do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. "Você tem um conjunto de grandes marcas se posicionando. É uma iniciativa que mobiliza presidentes dessas organizações a demonstrarem o apoio e a importância da diversidade no meio corporativo e, isso, ajuda a mobilizar também no meio político", explica.

A íntegra da carta e a relação de empresas signatárias podem ser lidas aqui.

 

 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Saiba quem foi Eunice Paiva, advogada interpretada por Fernanda Torres

6/1/2025

STF invalida lei que obriga bancos a fazer prova de vida do INSS

5/1/2025

Juíza multa cliente por má-fé que contestou seguro prestamista legítimo

4/1/2025

AGU nomeia 100 aprovados em concurso para advocacia pública Federal

5/1/2025

Supermercado indenizará em R$ 10 mil cliente acusada de furtar ração

6/1/2025

Artigos Mais Lidos

A lei 15.040/24 (marco legal dos seguros) e a prescrição

6/1/2025

Afinal, é possível conseguir a aposentadoria por obesidade?

4/1/2025

Concurso público: O problema da prova objetiva e a Justiça como solução

6/1/2025

A inclusão da terceira idade no mercado de trabalho: Uma análise jurídica e social

6/1/2025

Imóvel como garantia: O que muda com a nova regulamentação do CMN?

5/1/2025