Faleceu na madrugada desta terça-feira, 23, aos 97 anos, José Sperb Sanseverino, pai do ministro do STJ Paulo de Tarso Sanseverino.
Natural de Encruzilhada do Sul, graduou-se em Direito pela Faculdade Livre de Direito de Porto Alegre, na Turma de 1951, da qual foi orador.
Desempenhou diversas atividades, entre elas a de professor no Colégio Sevigné, na UFRGS e na PUC/RS.
Fundou o Partido Democrata Cristão, em 1953, no Rio Grande do Sul, do qual foi o primeiro Presidente Estadual.
Fez carreira na política, tendo sido eleito, em 1959, vereador de Porto Alegre. Em outubro de 1962, foi eleito deputado estadual pelo partido que criou, e ocupou a presidência do Parlamento gaúcho em 1965.
Foi secretário da Justiça no governo de Sinval Guazzelli, e, mais tarde, procurador do Estado junto ao Tribunal de Contas.
Em 1996, assumiu o cargo provedor da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, sucedendo ao cardeal Dom Vicente Scherer.
Em 2004, foi distinguido como Deputado Emérito pela Assembleia.
Em 2012, foi agraciado com a Medalha Mérito Farroupilha, distinção maior da Assembleia gaúcha, destinada a pessoas que prestaram serviços relevantes ao Estado, pelo trabalho incansável como provedor.
Foi casado com Maria Thereza de Jesus Vieira Sanseverino, com quem teve seis filhos.
Despedida
O velório será realizado a partir das 12 horas no Cemitério da Santa Casa de Misericórdia, de Porto Alegre. O sepultamento será às 18h.