O sócio do escritório PGLaw e professor na Faculdade de Direito da USP, Carlos Portugal Gouvêa, lança, nesta quinta-feira (18/8), seu livro “A Estrutura da Governança Corporativa”, editado pela Quartier Latin e pelo Instituto de Direito Global (ID Global).
A obra traz análises acerca das principais teorias sobre a pessoa jurídica e sobre o direito societário, com o objetivo específico de identificar suas regras estruturais. O estudo foi feito com um esforço de articular o estruturalismo jurídico e histórico, contextualizando-se as condições nas quais surgiram tais teorias.
Durante a elaboração dos estudos, Carlos identificou, entre outras coisas, a baixa participação de pessoas negras entre diretores-executivos, diretores financeiros e conselheiros de administração nas empresas, indicando que a chance de uma pessoa branca ocupar alguns dos empregos mais bem remunerados do país é 58 vezes maior em comparação a uma pessoa não branca. A investigação considerou o perfil racial da alta cúpula de empresas listadas na B3, pesquisando, ao todo, 442 companhias e 3.561 cargos.
O estudo foi objetivo da pesquisa do doutorado de Gouvêa na USP. O lançamento acontece às 18h30 dessa quinta-feira, dia 18 de agosto, na Livraria da Vila, em São Paulo.