Migalhas Quentes

Vivo é condenada por cobrar serviços de terceiros em fatura de cliente

Segundo o magistrado, a empresa deve comprovar a regularidade da prestação dos serviços e a efetiva contratação pela consumidora, o que não ocorreu.

29/7/2022

O juiz de Direito Evandro Coelho de Lima, da 4ª vara Cível de Cachoeira de Itapemirim/ES, determinou que a Vivo indenize cliente que teve cobrança de serviços não contratados em sua fatura. O magistrado concluiu que os valores dizem respeito a serviços de terceiros, sem informações claras sobre no que consistem tais serviços.

A mulher alega que contratou plano de telefonia móvel com a empresa telefônica Vivo, todavia, em suas faturas ocorreram a cobrança de serviços de terceiros denominados “Serviços de Telefônica Brasil”.

Ao analisar a demanda, o magistrado destacou que o caso se trata de relação de consumo, nesse sentido, a prestação de serviço deve nortear-se pela transparência, “isso porque constitui direito básico do consumidor a informação adequada e clara"

O magistrado afirmou, ainda, que cobranças nas faturas do consumidor dizem respeito a serviços de terceiros, sem informações claras e precisas sobre no que consistem tais serviços. Asseverou, ainda, que “nos termos da lei, a informação tem de ser adequada e clara”.

“Não importa se houve o desmembramento dos serviços, para adequá-los ao objeto social da requerida. É que a ilegalidade, pela simples ausência da transparência, já se perfez.”

No entendimento do juiz, é dever da empresa a comprovação da regularidade da prestação dos serviços nos termos do contrato, bem como da efetiva contratação pela consumidora, o que não ocorreu. Nesse sentido, concluiu que houve má-fé da operadora, uma vez que ela não esclareceu detalhadamente os termos da cobrança. 

Por fim, condenou a empresa a pagar indenização pelo ocorrido, bem como determinou que a Vivo restitua, em dobro, os valores indevidamente cobrados.

Vivo deve indenizar cliente que teve serviços de terceiros cobrados em sua fatura.(Imagem: Freepik)

O escritório Louzada & Monteiro atua na causa. 

Leia a sentença

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Vivo indenizará consumidor que teve celular bloqueado por 17 dias

23/2/2022
Migalhas Quentes

Vivo indenizará por cancelar linha usada para contato com clientes

6/6/2021

Notícias Mais Lidas

Herdeiros que ocupam imóvel exclusivamente devem pagar aluguel

16/7/2024

Funcionária chamada de “marmita do chefe" por colegas será indenizada

16/7/2024

Pão de forma e bafômetro: quando o café da manhã vira problema jurídico

18/7/2024

Advogado pede dispensa de uso da beca no TJ/BA por mau cheiro

17/7/2024

Juiz autoriza penhora de 30% de salário para quitar dívida com banco

17/7/2024

Artigos Mais Lidos

Você sabe o que significam as estrelas nos vistos dos EUA?

16/7/2024

Advogado, pensando em vender créditos judiciais? Confira essas dicas para fazer da maneira correta!

16/7/2024

Desconsideração de atos ou negócios jurídicos praticados com a finalidade de dissimilar a ocorrência do fato gerador a qualquer tempo, conforme entendimento do CARF

16/7/2024

A lei 14.365 e o papel do sócio gestor nas sociedades de advogados

17/7/2024

Será a reforma tributária simplificadora?

16/7/2024