Migalhas Quentes

Empresário: conhece os indicadores de produtividade?

Confira o texto de Beatriz Machnick, especialista em precificação e finanças da BM Finance Group, que ensina como melhorar a gestão do tempo.

12/7/2022

(Imagem: Pexels)

Um dos recursos mais poderosos no meio corporativo é o tempo! Com ele, é possível programar o volume de trabalho, saber onde ele está empregado e, também, precificar o serviço com assertividade. Mas, para isso, é preciso adotar o registro periódico do emprego do tempo da equipe.

Muitos acreditam que o uso do timesheet só serve para embasar as cobranças por hora faturada para cliente. Mas essa não é a principal utilidade da ferramenta. Obviamente, se você combinou com o cliente que a cobrança seria baseada ao tempo dedicado a ele, o timesheet auxiliará perfeitamente, mas essa ferramenta também é fundamental para analisar a produtividade interna da equipe.

Em empresas do setor de serviços, além das suas qualificações, o colaborador “vende” suas horas de trabalho. Se um colaborador trabalhar uma média diária de 8 horas por 22 dias úteis no mês, ele venderá 176 horas ao seu empregador.

Uma boa referência é definir um mínimo de horas trabalhadas. Se o escritório conseguir registrar ao menos sete horas de trabalho e cinco dessas horas diárias forem destinadas à atividade fim, podemos considerar que estamos em um bom cenário.

Tempo e dinheiro

Se a análise desse cenário considerar o quesito produtividade, a alocação de tempo estará diretamente ligada à receita do contrato e definirá, entre outros indicativos, a lucratividade do cliente em questão.

Todo contrato gera custos, despesas e absorve horas de trabalho da equipe. É importante, mês a mês, analisar para onde está indo o tempo de cada membro da equipe que, por sua vez, terá a obrigação e a disciplina de registrar as atividades/hora trabalhadas.

Foi assim na agência de comunicação Smartcom que, há um ano, adotou o timesheet em seus processos interno. Segundo a diretora, Silvana Piñeiro, a gestão do tempo de forma sistemática ajudou a equipe a se organizar melhor e a dividir o tempo entre os clientes.

“No início foi difícil criar o hábito de preencher a tabela a cada tarefa executada. Mas, a partir do momento em que vimos o raio-x do uso do nosso tempo e como isso influencia em nossa produtividade, todos passaram a preencher rigorosamente. Com isso, a formação de orçamentos foi facilitada e, hoje, é bem mais condizente com a realidade do serviço prestado a cada cliente. Tanto que a empresa cresceu em faturamento e número de clientes com praticamente a mesma equipe”, revela Silvana.

Os gestores, com os indicativos em mãos, têm um retrato de desempenho da equipe e um comparativo por funcionário. Assim, conseguem identificar os gargalos de produtividade, tanto individuais como da empresa.

“Com isso, enquanto gestora, passei a focar nos pontos sensíveis de cada profissional, o que melhorou a gestão das pessoas, o processo interno e a satisfação pelo resultado alcançado”, completa a diretora da Smartcom.

Com a gestão transparente e consciente dos indicadores de produtividade, é possível gerar mais receita, além de evoluir no detalhamento das informações financeiras.

________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Concurso para advogado público tem salário de R$ 1.412

24/7/2024

Desembargadora aposentada que ganha R$ 46 mil terá salário penhorado por dívida

25/7/2024

Justiça de SP admite penhora de bens dos sócios da 123 Milhas

24/7/2024

TJ/SP nega indenização a Deolane Bezerra por termo "bafuda" no Google

25/7/2024

Policial preso injustamente por 461 dias hoje cursa Direito na USP

24/7/2024

Artigos Mais Lidos

A evolução médica e jurídica da autodeterminação do paciente Testemunha de Jeová em escolher tratamento médico sem sangue recomendado pela OMS e disponível no SUS

25/7/2024

Juros e atualização monetária no CC brasileiro: As alterações promovidas pela lei 14.905/24 no CC

26/7/2024

Entenda por que a PEC 66/23 pode aumentar o tempo de espera pelo pagamento de precatórios

24/7/2024

Fraudes contábeis: Conceitos, causas e detecção

25/7/2024

O interrogatório do adolescente e a audiência de apresentação

24/7/2024