Migalhas Quentes

Em lista estratégica, governo tenta mudar Conselho da Petrobras

Caio Mario Paes de Andrade foi indicado para a presidência da empresa, enquanto Gileno Gurjão Barreto foi apontado para presidir o Conselho da companhia.

13/6/2022

Na última quinta-feira, 9, o ministério de Minas e Energia divulgou a lista dos novos nomes para o Conselho de Administração da Petrobras. Caio Mario Paes de Andrade foi indicado para a presidência da empresa, enquanto Gileno Gurjão Barreto foi apontado para presidir o Conselho da companhia.

As indicações serão votadas pela assembleia de acionistas da Petrobras, onde o governo tem maioria. Dos 11 membros do Conselho de Administração, oito são indicados pelo governo e três são eleitos, respectivamente, por acionistas minoritários, empregados da estatal e donos de ações preferenciais (que dão preferência na distribuição de dividendos).

A votação dos novos integrantes do Conselho de Administração deverá ocorrer em até 30 dias após a convocação. Em comunicado de 25 de maio, a Petrobras detalhou o processo de troca de comando. Um comitê da Petrobras avaliará se os nomes indicados para o conselho cumprem os requisitos legais e não têm vedações como conflitos de interesses.

Em seguida, o atual Conselho de Administração se reunirá para convocar a Assembleia Geral Extraordinária, em que discutirão a destituição de José Mauro Coelho, atual presidente da companhia, e a eleição dos membros recém-indicados pelo ministério. De acordo com a Petrobras, Coelho só pode ser destituído caso os membros do Conselho de Administração eleitos junto com ele em abril, forem substituídos.

Os indicados pelo ministério de Minas e Energia são os seguintes:

Troca-troca no governo Bolsonaro

Caso tenha o nome aprovado pelo Conselho, Caio Mario Paes de Andrade será o quarto presidente da estatal durante o governo de Jair Bolsonaro. Já passaram pelo cargo José Mauro Ferreira Coelho (atual presidente), o economista Roberto Castello Branco e o general Joaquim Silva e Luna, que foram exonerados.

Nesta segunda-feira, 13, o jornalista Lauro Jardim, d'Globo, afirmou que Bolsonaro estaria buscando meios de realizar uma demissão imediata da diretoria da Petrobras, pressionando o conselheiro Ruy Schneider a renunciar.

Segundo Jardim, a saída de Schneider é fundamental para que seja executado um "plano de voo" que anteciparia para esta semana as mudanças na diretoria, com a nomeação de Caio Paes de Andrade para a presidência da estatal.

Esta será a quarta troca na presidência da Petrobras no governo Bolsonaro.(Imagem: Arte Migalhas)

O que é o Conselho de Administração da Petrobras?

O Conselho de Administração é um órgão colegiado de orientação e direção superior da Petrobras, responsável pela definição das estratégias. O Conselho também é responsável pela eleição da diretoria, fiscalização da gestão e contas da empresa e pela aprovação de qualquer negócio ou operação que tenha impacto no futuro da companhia.

Leia a íntegra do Regimento Interno do Conselho.

Como o Conselho é formado?

É composto por, no mínimo, sete e, no máximo, 11 membros, eleitos em Assembleia Geral de Acionistas para um mandato de até dois anos, admitidas no máximo três reeleições consecutivas. De todos os membros do Conselho de Administração, o CEO e o representante dos empregados são não independentes. Todos os demais membros se declaram independentes.

Atual composição do Conselho

Veja o currículo dos membros atuais do Conselho, clique aqui.

Encontros do Conselho

O conselho se reúne uma vez por mês, no mínimo, e, extraordinariamente, sempre que necessário. É permitido que os conselheiros participem dos encontros por telefone ou videoconferência, se for o caso.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

ABC do CDC

A Petrobras e o preço dos combustíveis: novamente...

17/3/2022
Migalhas de Peso

Cuidados com a desestatização de ativos da Petrobras

8/10/2021
Migalhas de Peso

Afinal, a quais interesses serve a Petrobrás?

5/3/2021

Notícias Mais Lidas

PF prende envolvidos em plano para matar Lula, Alckmin e Moraes

19/11/2024

Moraes torna pública decisão contra militares que tramaram sua morte

19/11/2024

CNJ aprova teleperícia e laudo eletrônico para agilizar casos do INSS

20/11/2024

Em Júri, promotora acusa advogados de seguirem "código da bandidagem"

19/11/2024

Operação Faroeste: CNJ aposenta compulsóriamente desembargadora da BA

21/11/2024

Artigos Mais Lidos

ITBI na integralização de bens imóveis e sua importância para o planejamento patrimonial

19/11/2024

Cláusulas restritivas nas doações de imóveis

19/11/2024

Estabilidade dos servidores públicos: O que é e vai ou não acabar?

19/11/2024

Quais cuidados devo observar ao comprar um negócio?

19/11/2024

A relativização do princípio da legalidade tributária na temática da sub-rogação no Funrural – ADIn 4395

19/11/2024