A obra "A Tutela do estado ao Direito do Consumidor" (Árvore Digital - 377p.), de Fernando Cantelmo, apresenta em estudo inédito e amplo que em breve pode ser tornar fundamental para aqueles que trabalham não só com o Direito do Consumidor, mas também com a presença do Estado como agente regulador.
Além de mostrar as origens dos direitos dos consumidores, o autor trata da evolução do tema e dos principais movimentos e legislações consumeristas pelo mundo.
De forma bastante acadêmica, são investigados os aspectos que relacionam a Constituição Federal Brasileira e outras legislações aos direitos dos consumidores.
Fernando Cantelmo faz uma análise completa dos órgãos regulatórios, examina os mercados regulados sob a óptica das próprias agências e de outros órgãos que atuam na proteção dos interesses dos consumidores, incluindo o Procon, o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) e plataformas na internet.
Centrado no Direito Constitucional e no Direito do Consumidor, Fernando assina um livro amplo, com análises e comentários sobre os impactos políticos na tutela dos direitos dos consumidores, e avalia qual deveria ser (e qual é) o papel de cada agência regulatória e do próprio Estado nesse sistema de proteção econômica e jurídica aos cidadãos brasileiros.
Sobre o autor:
Fernando Cantelmo é bacharel em Direito, psicólogo, administrador, marqueteiro, e estudioso das Ciências Jurídicas, da Filosofia, das ciências sociais, e das ciências políticas. Graduado pela UNESP e ESAMC. Mestre em Psicologia Social pela PUC/SP, especialista em Administração pela FGV/SP e realizou especialização em Gestão de Marketing.
__________
Ganhadores:
Vinícius Traleski, advogado em Ponta Grossa/PR; e
Milena Carolina Santos Pereira, de São Luís/MA