No dia 18/5, o BMA Advogados, em parceria com o Centro Brasileiro de Relações Internacionais – CEBRI –, lança a coletânea "ENERGIA EM UM MUNDO EM TRANSIÇÃO: desafios, oportunidades e perspectivas", que reúne artigos com discussões que envolvem os principais impactos da transição energética para os modelos de negócios das indústrias de energia.
A publicação propõe debates que ajudam na discussão do processo de transição energética. Entre eles destacam-se o financiamento da transição energética nacional, as perspectivas para o hidrogênio verde no Brasil, o ESG no mundo corporativo, o planejamento e o futuro do setor energético brasileiro em virtude das preocupações da COP 26 e o posicionamento do setor sucroenergético na era do baixo carbono, tudo isto com os desafios da segurança energética agravada pelo conflito bélico entre Rússia e Ucrânia.
"A consolidação de normas internacionais, por meio do Regime Climático, tem sido essencial para fomentar essa transição, e exigir a adoção de políticas públicas alinhadas. Os obstáculos são significativos e necessitam do desenvolvimento de novas tecnologias e o desenvolvimento de energias alternativas, como por exemplo o hidrogênio verde. Estamos diante de um mundo em transição, em que a própria energia que fomentará seu desenvolvimento está ganhando novos contornos no Brasil e mundo afora", aponta Carlos Frederico, sócio da área de Energia do BMA Advogados.
O lançamento contará com a presença do Pedro Malan, conselheiro Emérito do CEBRI; da Clarissa Lins, Conselheira do Energia do CEBRI e sócia fundadora da Catavento; da Rafaela Guedes, senior Fellow do CEBRI e gerente executiva de Responsabilidade Social da Petrobras; e Bruna Correia, advogada sênior da área de Energia do BMA Advogados.