Migalhas Quentes

"A imprensa livre é um dos pilares da nossa democracia", afirma Fux

Em comemoração ao Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, o presidente do STF saudou profissionais do setor.

4/5/2022

O presidente do STF, ministro Luiz Fux, celebrou, nesta quarta-feira, o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, comemorado ontem, 3 de maio. "A imprensa livre é um dos pilares da nossa democracia", afirmou, na abertura da sessão plenária desta quarta-feira.

Em nome do Tribunal, o presidente cumprimentou jornalistas de todo o país, com destaque para quem cobre diariamente a Suprema Corte, bem como profissionais de cinegrafia, fotografia, edição e redação. Segundo ele, o empenho na produção e na divulgação de notícias voltadas a informar a sociedade propiciam “sua autodeterminação, suas escolhas e sua formação de juízo de valor".

Como forma de valorização e de defesa da imprensa livre, o presidente do Supremo anunciou a abertura, nesta quinta-feira, 5, a exposição “Liberdade e Imprensa – o papel do Jornalismo na Democracia Brasileira”, promovida pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) no Museu do STF.

Até o dia 4/7, estarão expostos anúncios publicados nos últimos anos sobre combate à desinformação, tanto nas eleições quanto durante a pandemia da covid-19, e sobre a importância do jornalismo para a construção do país. Segundo a ANJ, em tempos de desinformação e fake news, o jornalismo profissional nunca foi tão importante. A entidade destaca a importância de realizar a mostra nas dependências do STF, o guardião da Constituição Federal, e lembra que imprensa livre e democracia são inseparáveis.

 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Liberdade de imprensa: Brasil está em situação problemática em ranking

3/5/2022
Migalhas Quentes

Como anda a liberdade de imprensa no Brasil?

28/12/2021
Migalhas Quentes

Advogado ressalta importância do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

3/5/2021

Notícias Mais Lidas

Empregada que negou registro para manter Bolsa Família pagará má-fé

27/3/2025

STJ: Pensionista de militar não tem direito adquirido à saúde

27/3/2025

Daniel Alves é absolvido pela Justiça da Espanha em caso de estupro

28/3/2025

"Repulsa de política", diz mulher que pichou "perdeu, mané" de batom

27/3/2025

RaiaDrogasil indenizará mulher mordida por gerente e chamada de "Neymar"

27/3/2025

Artigos Mais Lidos

O mais recente posicionamento do STJ sobre pedidos de condenação em danos morais sem a devida comprovação

27/3/2025

Quando Djokovic encontra concorrência: Tênis e antitruste

27/3/2025

A epopeia da advocacia para alcançar a gratuidade nas custas judiciais e a resistência do Judiciário

27/3/2025

Tobias Barreto e a folha dobrada

27/3/2025

O papel de notários e registradores no sistema brasileiro de precedentes

27/3/2025