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Mattos Filho consolida sua marca inovadora no setor jurídico

Com os olhos no futuro, escritório lança nova identidade visual e direciona sua atuação jurídica para a transformação e geração de impacto positivo na sociedade.

4/5/2022

No ano em que completa 30 anos, o Mattos Filho dá mais um passo na consolidação do seu posicionamento de marca inovadora no mercado jurídico. Ao lançar, dia 3/5, suas novas identidades visual e verbal, o escritório que, desde sua fundação em 1992, impulsiona transformações na sociedade, abraça, ainda mais, a sua essência para transmitir seu principal propósito: gerar impacto positivo no país por meio da evolução das atividades jurídicas.

"Ao longo dessa jornada de 30 anos, seguimos inquietos e curiosos, questionamos e desafiamos as formas tradicionais para exercer a advocacia de um jeito diferente, impactar o mercado e a sociedade e, com isso, inaugurar o novo", destaca o sócio-diretor e um dos sócios-fundadores do Mattos Filho, Roberto Quiroga.

 Para refletir a trajetória de inovação e sucesso, o projeto do novo posicionamento de marca "Nossos Próximos 30 Anos" contou com a experiência da consultoria global, Interbrand. O trabalho consistiu em uma análise profunda sobre a marca, que refletiu os 30 anos de contribuição do Mattos Filho para o desenvolvimento da advocacia, do ambiente de negócios no país e da sociedade.

Pioneiro no pro bono no País, o Mattos Filho dedicou, apenas em 2021, mais de 16 mil horas à advocacia gratuita, assumindo 162 novos casos, com a participação de profissionais de 22 áreas internas. Desde 1999, o escritório atua em casos de interesse público e impacto social, promovendo o acesso à Justiça a organizações da sociedade civil desprovidas de recursos para custear honorários advocatícios e pessoas físicas em situação de vulnerabilidade social.

Além disso, o Instituto Mattos Filho, uma iniciativa dos sócios do escritório, premia, anualmente, por meio do "Desafio de Acesso à Justiça", projetos voltados ao fortalecimento da democracia e à promoção dos direitos humanos no País. Em suas três primeiras edições, a premiação já distribuiu R$ 450 mil para 13 iniciativas vencedoras.

Escritório desafia tradições e inova no mercado jurídico

Protagonista de inovações que se tornaram marcos no segmento jurídico nacional, o Mattos Filho é, até hoje, o único escritório full-service brasileiro a adotar o sistema de remuneração modified lockstep, nos moldes dos mais respeitados escritórios americanos e europeus, o que gerou crescimento, em média, de 14% ao ano nos últimos 12 anos. Crescimento alicerçado também na transparência, pilar em que o Mattos Filho se destaca por ser o único escritório brasileiro a divulgar resultados financeiros em seu relatório anual.

Essa posição, na vanguarda do setor jurídico, fica evidente também quando o assunto é diversidade e inclusão. O Mattos Filho é o único escritório full-service brasileiro a ter ação afirmativa de contratação de estagiários e advogados negros – o SOMA talentos, lançado em 2019. Além disso, é pioneiro, no meio jurídico, ao criar grupos de diversidade voltados para pessoas com deficiência, LGBTQIAP+, liberdade religiosa e parentalidade. O programa de Diversidade & Inclusão do escritório, que envolve diferentes pilares, já foi reconhecido em diversas premiações, entre elas, a edição 2021 do Prêmio Joan Guggenheimer de Diversidade, Equidade e Inclusão para escritórios de advocacia, uma iniciativa do JPMorgan Chase.

"Os resultados concretos de nossa atuação refletem nossa crença de que o Direito é um meio para alcançar nosso propósito e, com ele, superar fronteiras, impactando todos ao nosso redor. Queremos continuar contribuindo para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico do país e liderar pelo exemplo, promovendo transformações no segmento jurídico e inspirando novos comportamentos, em busca de equidade e justiça na sociedade", reflete Quiroga.

Para transmitir esse posicionamento da marca aos seus diversos públicos, a campanha publicitária comemorativa, criada pela agência Africa, mostra os profissionais que, diariamente, ajudam o escritório a impulsionar transformações. A campanha coloca em evidência os profissionais que estão na "linha de frente" com os clientes, como sócios e advogados, além dos que atuam nos "bastidores", como assistentes executivas, profissionais de RH, TI, marketing, financeiro, operações, garçons e copeiras.

No que se refere à identidade visual, uma das principais mudanças é na logomarca, que deixa de contar com todos os nomes dos sócios-fundadores (comum no mercado jurídico) para se tornar somente "Mattos Filho", de maneira curta e objetiva, como o escritório já é conhecido no mercado.

(Imagem: Divulgação)

 Para saber mais sobre o posicionamento de marca do escritório e sobre a campanha dos "Nossos próximos 30 anos", clique aqui.

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