Migalhas Quentes

Dia da Advocacia Pública de SP: Saiba quais as divisões da carreira

A data foi instituída pela lei estadual 14.025/10, e ressalta a importância da função constitucional que a profissão exerce na sociedade.

14/4/2022

Nesta quinta-feira, 14 de abril, comemora-se o dia estadual da advocacia pública em SP. A data foi instituída pela lei estadual 14.025/10, e ressalta a importância da função constitucional que a profissão exerce na sociedade. 

A advocacia pública representa uma peça fundamental à Justiça, juntamente com o Ministério Público, a advocacia privada e a Defensoria Pública. Essa classe de advogados busca a defesa, promoção e orientação dos interesses da União, do Estado, municípios e DF, uma vez que cabe ao advogado público defender, controlar e fiscalizar, no âmbito judicial, os atos da administração pública.

Dia Estadual da Advocacia Pública(Imagem: Arte Migalhas)

Divisões da carreira

A advocacia pública está presente nos três governos – Federal, estadual e municipal. Nas esferas estaduais e municipais, os advogados públicos são conhecidos como procuradores do Estado e do município. Enquanto no âmbito Federal, essa classe profissional se amplifica.

A advocacia pública na esfera Federal é dirigida pela AGU – Advocacia-Geral da União, que subdivide a classe em três partes:

Advogados da democracia

Ao Migalhas, o procurador do Estado Fabrizio de Lima Pieroni, presidente da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo, analisou o papel da advocacia pública na sociedade. Para o especialista, o advogado público tem o papel insubstituível de assegurar a legitimidade e a segurança jurídica do Estado, atuando como elemento necessário para o equilíbrio entre a discricionaridade da representação democrática e o interesse público constitucionalmente consagrado.

“Somos os advogados da democracia, verdadeiros construtores da cidadania, na defesa dos princípios da administração pública, contribuindo para a melhora do nível de eficiência administrativa protegendo o patrimônio público das mazelas da corrupção.”

Ademais, o presidente destacou que um grande desafio da classe é o reconhecimento, pelos gestores e pelo sistema de Justiça, como advogados de Estado e não do governante de plantão. “Os advogados públicos evitam que medidas repressivas sejam banalizadas e atua contra a criminalização da política, na defesa da capacidade criativa do gestor público, dentro do balizamento constitucional”, narrou o especialista.

Autonomia da profissão

Embora a Constituição de 1988 tenha incorporado o caráter autônomo do Ministério Público e da Defensoria Pública, alguns doutrinadores entendem que ainda há resistência à ideia de reconhecer essa mesma autonomia à advocacia pública.

Acerca do tema, o procurador do Estado salienta que os advogados públicos devem ter a mesma autonomia concedida aos outros órgãos, uma vez que a partir de uma atuação mais autônoma, a advocacia pública poderá exercer a dupla vertente de (i) promover a probidade, orientando bem na atividade consultiva e (ii) fortalecer a gestão pública, pautada em valores consagrados na ordem jurídica e defendida pela atuação permanente dos seus membros.

Por fim, o presidente destacou a necessidade da CF/88 completar o modelo constitucional para reconhecer a advocacia pública a mesma autonomia conferida às demais funções essenciais à Justiça. 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas de Peso

Elementos de conformação da autonomia técnica do advogado público

27/10/2021
Migalhas Quentes

STF: Maioria afasta exigência de inscrição de defensor público na OAB

22/10/2021
Gramatigalhas

Procurador do Estado – Qual o pronome de tratamento?

28/4/2021

Notícias Mais Lidas

Juíza compara preposto contratado a ator e declara confissão de empresa

18/11/2024

Escritórios demitem estudantes da PUC após ofensas a cotistas da USP

18/11/2024

PF prende envolvidos em plano para matar Lula, Alckmin e Moraes

19/11/2024

Moraes torna pública decisão contra militares que tramaram sua morte

19/11/2024

Por saúde mental, auditor fiscal será remanejado de abatedouro

18/11/2024

Artigos Mais Lidos

ITBI na integralização de bens imóveis e sua importância para o planejamento patrimonial

19/11/2024

Cláusulas restritivas nas doações de imóveis

19/11/2024

A relativização do princípio da legalidade tributária na temática da sub-rogação no Funrural – ADIn 4395

19/11/2024

Quais cuidados devo observar ao comprar um negócio?

19/11/2024

Estabilidade dos servidores públicos: O que é e vai ou não acabar?

19/11/2024