O escritório Martorelli Advogados, unidades Recife e Maceió, está com inscrições abertas para um curso gratuito de capacitação de lideranças comunitárias. O projeto foi desenvolvido pelo Comitê de Diversidade, Inclusão e Compromisso Social do escritório e tem como objetivo capacitar para a estruturação e a organização funcional de instituições do terceiro setor, visando como público-alvo membros de Entidades sem fins econômicos que atuam na comunidade de seu domicílio e pessoas físicas interessadas em organizar entidades.
O curso é promovido pela Escola Martorelli e será ministrado à distância. O conteúdo segue a orientação jurídica com fundamento em princípios de sustentabilidade, observando metas ESG e disseminando conhecimentos de execução das atividades institucionais. Aponta os encaminhamentos de reivindicações de direitos e para o exercício de deveres, visando preservar o meio ambiente e gerar atividade econômica para a comunidade. "Em seu conteúdo constam noções jurídicas, aspectos legais, elementos de gestão, entre outras informações. A temática se desenvolve sob os princípios de ESG, os quais nortearão todo o projeto a ser desenvolvido na sequência", explica Hélio Gurgel, advogado titular da Área Ambiental de Martorelli e um dos organizadores do curso. As aulas serão ministradas por advogados da equipe de Martorelli Advogados e observam os princípios jurídicos, buscando desenvolver mecanismos de inclusão voltados às parcelas hipossuficientes, negras, LGBT, deficientes e idosos das comunidades.
Serão selecionadas para participar pessoas e entidades que mantenham relações com instituições localizadas nas áreas sensíveis indicadas no Recife/PE e em Maceió/AL, com destaque àquelas que vivem no entorno do Parque dos Manguezais. As ações programadas objetivam, através da exploração do ecossistema, gerar oportunidades de trabalho remunerado a pessoas de baixa renda, em contrapartida pela prestação de serviços ambientais, tais como a limpeza de resíduos sólidos do mangue, manejos florestais e manejos de pesca estuarina, ações de replantio e preservação e participação em economia circular na exploração racional da natureza, com estímulo de observações à legislação protetiva da fauna e da flora.
Duas entidades, uma de cada cidade, serão escolhidas no final do curso para serem auxiliadas pelo escritório, de maneira pro bono, em sua organização. A escolha será por meio da avaliação das propostas a serem entregues pelas entidades, no prazo de 15 dias, após a finalização do curso.
As inscrições estão abertas e devem ser feitas até amanhã, clique aqui. Os interessados devem preencher o formulário google informando interesse em participar do curso, e enviando documentação solicitada.
O curso será realizado nos dias 16, 23 e 30/3 e 6, 13, 20 e 27/4, das 19 às 22h. Mais informações através das redes sociais do escritório @martorelliadvogados ou pelo e-mail: tkm@martorelli.com.br.