Migalhas Quentes

Grave pane no Itaú é tratada como falha técnica pela mídia

A internet, por sua vez, não perdeu a chance de criar diversos memes.

4/3/2022

Nesta quinta-feira, 3, os clientes do Itaú tiveram uma baita dor de cabeça ao acessar suas contas. Enquanto alguns consumidores acordaram com o saldo zerado ou negativo, outros verificaram depósitos a mais na conta ou a devolução de pagamentos. Houve também relatos de saques não identificados e de filas em pontos de atendimento.

Já durante a noite, o banco rejeitou um possível ataque hacker e disse que os serviços foram restabelecidos.

(Imagem: Reprodução)

Entenda

O problema começou pela manhã de ontem, quando clientes reclamaram de erros em saldos bancários. Alguns correntistas afirmaram terem acordado com saldo zerado ou negativo nas contas. Outros informaram depósitos a mais na conta ou a devolução de pagamentos. Há também relatos de saques não identificados e de filas em pontos de atendimento.

Em nota divulgada no início da tarde, o banco informou que erros estavam ocorrendo por causa de atraso no processamento de dados bancários. A instituição descartou um ataque hacker e afirmou que os problemas não têm relação com eventos externos.

Notificado pelo Procon/SP

Diante do ocorrido, o Procon/SP notificou o Itaú para explicar os grandes problemas enfrentados pelos consumidores. A empresa deverá esclarecer quando constatou o problema; qual a previsão de regularização; quais providências e protocolos de segurança foram implementados; se o banco de dados da empresa foi afetado e que tipo de informações foram comprometidas.

Também foram solicitadas explicações sobre quais serviços de atendimento foram atingidos e quantos consumidores, afetados; que tipo de transações e operações foram e ainda estão comprometidas; quais os impactos para o consumidor; quantas reclamações foram registradas nos canais da empresa e se esses consumidores estão sendo direcionados para canal específico de atendimento.

O Procon/SP também pede explicações sobre como o consumidor poderá exercer direitos como contestação de saques, pagamento de encargos por falta de pagamento de débitos, por conta de falta de acesso à conta e demais demandas decorrentes da indisponibilidade do sistema. Além de informações sobre quais canais alternativos foram disponibilizados.

Os esclarecimentos deverão ser prestados até o dia 7 de março.

E a repercussão, cadê?

Um fato que chamou atenção foi o tratamento dado pela grande mídia aos problemas enfrentados pelos consumidores no dia de ontem. Foram divulgadas apenas pequenas matérias ou notinhas relativizando o enorme problema e o nomeando de “falha técnica” e “pane digital”.

(Imagem: Reprodução)

(Imagem: Reprodução)

(Imagem: Reprodução)

Na internet, por outro lado, o assunto ficou entre os mais comentados do Twitter, entrando para os trending topics. O brasileiro, criativo que só, não perdeu a chance de criar diversos memes. Nem a bebê Alice, que recentemente estrelou um comercial do banco, ficou de fora das piadas. Veja:

(Imagem: Reprodução)

(Imagem: Reprodução)

(Imagem: Reprodução)

(Imagem: Reprodução)

(Imagem: Reprodução)
Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Caso bebê Alice: “Pais não são livres para decidir”

11/1/2022
Migalhas Quentes

Comercial com bebê Alice gera debate sobre imagem de crianças na web

10/1/2022

Notícias Mais Lidas

Filha pode excluir sobrenome de pai biológico após abandono afetivo

29/6/2024

Sancionada lei que altera Código Civil e padroniza atualização monetária e juros

1/7/2024

STJ: Ministra anula julgamento em que advogado sem beca não pôde sustentar

28/6/2024

1ª turma do STF considera estupro beijo em criança de 12 anos

28/6/2024

No TRT-2, banco faz acordo de R$ 2,7 bilhões com aposentados do Banespa

29/6/2024

Artigos Mais Lidos

A inclusão de sobrenome do padrasto ou madrasta no assento civil

29/6/2024

Cortes de gastos públicos: De opção à imposição

28/6/2024

A força da convicção, as empresas e suas crises

28/6/2024

Obrigação contraída durante a primeira recuperação judicial: Não sujeição do crédito à segunda recuperação judicial da recuperanda

28/6/2024

Habeas Corpus: Um “remédio" amargo na Operação Presságio

28/6/2024