Migalhas Quentes

Procon/SP notifica Azul, Gol e Latam por cancelamento de voos

Azul, Gol e Latam deverão explicar sobre cancelamentos de voos após o aumento de casos de covid-19 e influenza. O órgão fiz que o consumidor tem direito a escolher entre reembolso do valor ou remarcação

10/1/2022

Nesta segunda-feira, 10, o Procon/SP notificou as companhias aéreas Azul, Gol e Latam pedindo explicações sobre os cancelamentos de voos ocorridos nos últimos dias tendo em vista o aumento de casos de covid-19 e influenza nas tripulações.

As empresas deverão informar até a próxima quarta-feira:

As aéreas também deverão explicar como, e com qual antecedência, os consumidores estão sendo informados, se estão recebendo assistência material e quantos passageiros optaram pelo reembolso ou pela reacomodação em outro voo. No caso de reembolso, o Procon/SP quer saber em que prazo será feito pelas empresas.

De acordo com Fernando Capez, diretor executivo do órgão, a empresa aérea tem o dever de devolver o dinheiro ao consumidor ou, se ele preferir, remarcar a data do voo sem qualquer despesa adicional.

“Estamos vivendo um novo surto de pandemia, que tem provocado uma série de consequências, como os cancelamentos de voos. Mesmo não sendo responsável por esses cancelamentos, a empresa aérea tem o dever de devolver o dinheiro ao consumidor ou, se ele preferir, remarcar a data do voo sem qualquer despesa adiciona. Como a lei 14.034, que beneficiava as companhias aéreas, não está mais em vigor esse reembolso deve ser feito em até sete dias a partir da solicitação.”

Procon/SP notifica aéreas.(Imagem: Freepik)

Tripulação

O Procon/SP também questiona as empresas sobre quantos funcionários estão com covid e com influenza no momento, se foi exigida vacinação para ambas as doenças, se existe testagem contínua dos funcionários e se é adotada escala subsidiária para a tripulação (reserva de segurança para a manutenção dos serviços).

Informações: Procon/SP. 

Viagem cancelada na pandemia: Veja o que fazer

Nos últimos dias, milhares de voos e cruzeiros ao redor do mundo foram cancelados em razão do avanço descontrolado da variante Ômicron. Diante da situação, os viajantes ficam sem saber o que fazer. Pensando nisso, Migalhas conversou com um especialista em Direito do Consumidor, que esclareceu algumas dúvidas. Confira.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Viagem cancelada na pandemia: Veja o que fazer e saiba seus direitos

5/1/2022
Migalhas Quentes

Agência restituirá valores de viagem que ocorreria na pandemia

18/2/2021

Notícias Mais Lidas

Herdeiros que ocupam imóvel exclusivamente devem pagar aluguel

16/7/2024

Funcionária chamada de “marmita do chefe" por colegas será indenizada

16/7/2024

Pão de forma e bafômetro: quando o café da manhã vira problema jurídico

18/7/2024

Advogado pede dispensa de uso da beca no TJ/BA por mau cheiro

17/7/2024

Juiz autoriza penhora de 30% de salário para quitar dívida com banco

17/7/2024

Artigos Mais Lidos

Você sabe o que significam as estrelas nos vistos dos EUA?

16/7/2024

Advogado, pensando em vender créditos judiciais? Confira essas dicas para fazer da maneira correta!

16/7/2024

Desconsideração de atos ou negócios jurídicos praticados com a finalidade de dissimilar a ocorrência do fato gerador a qualquer tempo, conforme entendimento do CARF

16/7/2024

A lei 14.365 e o papel do sócio gestor nas sociedades de advogados

17/7/2024

Será a reforma tributária simplificadora?

16/7/2024