Migalhas Quentes

SP: Projeto de lei abona falta de servidor em caso de morte de pet

Para o deputado autor do projeto, a morte do animal impacta a vida do tutor tanto quanto a morte de algum parente.

6/12/2021

Servidores públicos do Estado de SP poderão abonar falta em caso de morte de animais de estimação. Isso é o que propôs o deputado estadual Bruno Ganem no projeto de lei complementar 47/21, que tramita na Alesp.

Projeto de lei abona falta de servidor em caso de morte de pet.(Imagem: Freepik)

O PL altera a lei 10.261, de 28 de outubro de 1968, que dispõe sobre o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado, para considerar como de efetivo exercício o dia em que o funcionário estiver afastado do serviço em virtude do falecimento de animal de estimação.

Como justificativa, o deputado alegou que é de conhecimento geral que os animais de estimação deixaram de ser meros acessórios na vida das pessoas. “Atualmente, são tratados como membros da família, sendo que os tutores os amam verdadeiramente, assim como amam os entes queridos”, afirmou.

No entendimento de Bruno Ganem, em razão da inegável existência de laços intensos de afeto, a morte do animal impacta a vida do tutor tanto quanto a morte de algum parente, de modo que o luto será igualmente intenso. “É um momento de muita tristeza e o sofrimento dos tutores deve ser respeitado.”

“Uma vez que o Estatuto considera como efetivo exercício, para todos os efeitos legais, os dias em que o funcionário estiver afastado do serviço em virtude de falecimento do cônjuge, filhos, pais, irmãos, avós, netos, sogros, padrasto ou madrasta, é justo que haja previsão de licença também no caso de falecimento dos animais de estimação.”

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

PL que proíbe eutanásia de cães e gatos saudáveis é aprovado na Câmara

30/9/2021
Migalhas Quentes

Projeto de lei proíbe pessoa de reaver guarda de animal vítima de maus-tratos

29/8/2020
Migalhas Quentes

Projeto regula guarda compartilhada de animais após separação

12/1/2019

Notícias Mais Lidas

Juízes ignoram lei que isenta advogados de custas antecipadas

22/3/2025

"Não é pelo batom": Pena de 14 anos a bolsonarista se funda em crimes graves

22/3/2025

Gilmar vota contra aposentadoria especial de guardas; Moraes pede vista

21/3/2025

Moraes vota para condenar a 14 anos mulher que pichou “perdeu, mané”

21/3/2025

STF julga Carla Zambelli por porte ilegal de arma; mandato está em risco

21/3/2025

Artigos Mais Lidos

Decisão inédita julga ilegal exigência de quarentena e obriga PGFN a celebrar transação tributária

21/3/2025

Possibilidade de alteração de beneficiário de VGBL e PGBL por meio de disposição testamentária – Planejamento sucessório

21/3/2025

Holding familiar e confusão patrimonial: Entendendo os riscos e consequências

21/3/2025

Advocacia como negócio: Estratégias para liderar no mercado jurídico

21/3/2025

PPP e infraestrutura social em escolas: Um caminho para qualidade de ensino e sustentabilidade

21/3/2025