Em bate-papo durante o IX Fórum Jurídico de Lisboa, Migalhas perguntou a Gabriel Chalita, professor, escritor e palestrante, se a pandemia deixou o Judiciário mais humano. Ele respondeu que por um lado a tecnologia ajudou a Justiça a prosseguir, mas por outro fez uma separação.
“A pandemia tem esses dois lados, de um lado ela separou, tentando resolver o problema, e de outro lado ela aflorou uma vontade das pessoas estarem mais próximas.”
Na opinião de Chalita, juízes trabalham muito com a intuição e a presença física ajuda muito nesse quesito.
Veja o vídeo:
IX Fórum Jurídico de Lisboa
De 15 a 17 de novembro, acontece em Lisboa o IX Fórum Jurídico de Lisboa. Neste ano, o evento tem como tema "Sistemas Políticos e Gestão de Crises".
A Faculdade de Direito é palco de palestras, painéis e mesa redonda, nos quais os convidados debatem sobre a crise sanitária e as restrições aos direitos fundamentais; responsabilidade civil do Estado e limites orçamentais.
O evento é organizado pelo IDP - Instituto Brasiliense de Direito Público, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, pelo CJP - Instituto de Ciências Jurídico-políticas, pelo CIDP - Centro de Investigação de Direito Público, pelo FUBE - Fórum de Integração Brasil Europa e pela FGV - Fundação Getúlio Vargas.