Faleceu no último domingo o emérito fotógrafo das Arcadas, José da Silva Xavier, o Xaxá. Quem não conheceu ou não teve uma foto tirada por Xaxá não pode ter sido aluno das Arcadas. Fotografando gerações de arcadianos desde 1962, o emérito amigo e profissional deixou muitas recordações nos seus 93 anos de vida.
Natural de Bom Jesus da Lapa, na Bahia, Xaxá nasceu em 8 de dezembro e, após anos se dedicando à Faculdade de Direito e seus alunos, se aposentou em 2014. O fotógrafo deixou 4 filhos: Andrea, Renata, Lurdes e Wilson.
Andrea, uma de suas filhas, conta que o pai levou uma vida dedicada às Arcadas e estava sempre alegre, risonho e gostava de estar sempre entre os amigos. A filha relembrou ocasião em que Xaxá se aposentou e os antigos alunos arrecadaram contribuições para homenageá-lo em um almoço comemorativo.
Segundo Andrea, o apelido "Xaxá" foi dado pelos estudantes de Direito e finalizou dizendo que o pai adorava praia e frequentou muito os bailes da Casa de Portugal.
Nas redes sociais, ex-alunos relembraram com carinho do fotógrafo.
“Nenhum estudante da minha geração teve momento de alegria nas Arcadas que ele não tenha fotografado, da Peruada à formatura. Nunca conheci alguém mais gentil e carinhoso com os estudantes do que ele”, disse o professor da USP, Rafael Mafei.
“A gente não tinha celulares com câmeras, quem fotografava nossas farras era o Xaxá e pendurava as fotos nas Arcadas para gente comprar. Tenho muitas! Obrigada Xaxá!”, relembrou a ex-aluna Patrícia Parra.
“Comprar foto dele era tradição, ganhar era honraria”, publicou um perfil no Twitter.