Migalhas Quentes

Twitter de Roberto Jefferson é excluído após ordem de Moraes

Político foi preso nesta manhã por suposta participação em organização criminosa digital.

13/8/2021

O Twitter excluiu o perfil do ex-deputado Roberto Jefferson após determinação do ministro Alexandre de Moraes. O político foi preso nesta manhã por suposta participação em organização criminosa digital montada para atacar a democracia.

(Imagem: Reprodução)

Segundo a decisão que autorizou a prisão, a PF colacionou publicações no Twitter, ressaltando que Roberto Jefferson já utilizou os perfis @bobjefhd e @BobjeffHD e, atualmente, utilizava o perfil @BobJeffRoadKing, que foi banido.

Na conta, o ex-deputado publicava vídeos e declarações, onde exibia armas, fazia discursos de ódio, homofóbicos e incentivava a violência, além de manifestar-se, frontalmente, contra a democracia e as instituições essenciais à manutenção do regime democrático de direito, entre elas, o STF.

Assim, Moraes determinou o bloqueio das contas em redes sociais, considerando necessário para a interrupção dos discursos criminosos de ódio e contrário às instituições democráticas e às eleições.

Prisão

O pedido de prisão do presidente do PTB partiu da Polícia Federal, que detectou a atuação de Jefferson em uma espécie de milícia digital que tem feito ataques aos ministros do Supremo e às instituições. A investigação faz parte do novo inquérito aberto por ordem de Moraes após o arquivamento do inquérito dos atos antidemocráticos, para apurar uma organização criminosa digital.

A polícia sustenta a costumácia do investigado em "praticar crimes que, por seu modo de agir, pela frequência de execução e repetição dos argumentos incidiriam em tipos penais caracterizados como crimes contra a honra, racismo, homofobia e incitação à prática de crimes, bem como o tipo penal decorrente de integrar organização criminosa". Na hipótese criminal, aponta que Jefferson teria incitado, mais de uma vez, a prática de crimes (invasão ao Senado, agressão a agentes públicos), ofendeu a dignidade de ministros do STF, senadores, e outras acusações.

 1

Confira a decisão.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Roberto Jefferson é preso por ataques a instituições

13/8/2021
Migalhas Quentes

Moraes abre investigação contra Bolsonaro por vazar informações da PF

13/8/2021

Notícias Mais Lidas

Cliente e advogada são mortos a tiros no interior de São Paulo

31/10/2024

STF julgará reajuste automático do piso da educação por portaria do MEC

31/10/2024

Veículo em nome de terceiro pode ser penhorado se posse é do executado

31/10/2024

STJ: Arrematante não responde por tributos anteriores do imóvel

30/10/2024

Justiça limita visitas de avó a neto para proteger saúde psicológica

30/10/2024

Artigos Mais Lidos

A nova correção dos precatórios: Um retrocesso para os credores

30/10/2024

O STF em debate - O amigo do rei

31/10/2024

Planejamento sucessório: TJ/SP afirma a legalidade de escritura pública de pacto antenupcial que prevê a renúncia recíproca ao direito sucessório em concorrência com descendentes

1/11/2024

O uso do WhatsApp como ferramenta de comunicação profissional: Aspectos práticos e jurídicos

31/10/2024

O argumento da hipersuficiência para admitir a pejotização

1/11/2024