Migalhas Quentes

REIS lança Guia de Comunicação Inclusiva

Publicação tem o objetivo de incentivar profissionais de comunicação a adotar práticas que alcancem as pessoas com deficiência em todos os seus canais.

13/4/2021

A REIS – Rede Empresarial de Inclusão Social reuniu, em uma única publicação, orientações e soluções para que todas as mensagens divulgadas em diferentes canais de mídia alcancem todas as pessoas. O Guia REIS de Comunicação Inclusiva e Acessível apresenta as soluções adotadas nas empresas e percorre temas sobre os desafios de implantar métodos e processos de comunicação inclusiva, dentro do ambiente de trabalho.

(Imagem: Divulgação)

A ideia de reunir os aspectos que envolvem a questão da comunicação inclusiva e acessível em uma publicação surgiu das discussões dentro do grupo de profissionais de comunicação das empresas do grupo diretor da REIS, e foram trazidas por pessoas que lidam diretamente com os desafios diários de tornar a comunicação acessível para as pessoas com deficiência.

Além das orientações técnicas e de comportamento, sobre o que eliminar do vocabulário, o guia foi baseado em cases de sucesso das empresas do grupo diretor: Accenture; ArcelorMittal, Atento, Carrefour; EY, JLL, Microsoft, Natura, Raia Drogasil, Serasa Experian, Sodexo, TozziniFreire Advogados e Vivo, que implantaram processos de comunicação acessível e inclusiva em diferentes modalidades e conseguiram melhorar o dia a dia dos seus funcionários com deficiência. O guia também traz depoimentos de muitas pessoas com deficiência em suas trajetórias profissionais e o quanto a comunicação acessível contribui para sua autonomia.

Outros aspectos abordados na publicação incluem questões históricas de exclusão social da pessoa com deficiência, tipos de deficiência e capacitismo. Orienta sobre recursos de acessibilidade em mídias e plataformas digitais, assim como design inclusivo e descrição de imagem.

"No Brasil, mesmo com informações ainda imprecisas, temos entre 15 milhões e 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Se formos adotar o menor número, já representa uma população gigantesca. É primordial incentivar e apoiar iniciativas de comunicação inclusiva e acessível. Todas as pessoas, inclusive as pessoas com deficiência, se relacionam e se comunicam de maneiras diferentes. São profissionais, estudantes, empreendedores, consumidores, enfim, cidadãos que têm o direito à informação", ressalta Ivone Santana, secretária executiva da REIS e coordenadora do projeto do Guia.

A edição do Guia REIS de Comunicação Inclusiva e Acessível é gratuita e está disponível, clique aqui.


Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Estudantes da PUC xingam alunos da USP: "Cotista filho da puta"

17/11/2024

Escritórios demitem estudantes da PUC após ofensas a cotistas da USP

18/11/2024

Juíza compara preposto contratado a ator e declara confissão de empresa

18/11/2024

Gustavo Chalfun é eleito presidente da OAB/MG

17/11/2024

Concurso da UFBA é anulado por amizade entre examinadora e candidata

17/11/2024

Artigos Mais Lidos

O Direito aduaneiro, a logística de comércio exterior e a importância dos Incoterms

16/11/2024

Encarceramento feminino no Brasil: A urgência de visibilizar necessidades

16/11/2024

Transtornos de comportamento e déficit de atenção em crianças

17/11/2024

Prisão preventiva, duração razoável do processo e alguns cenários

18/11/2024

Gestão de passivo bancário: A chave para a sobrevivência empresarial

17/11/2024