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Por que vale a pena investir em marketing digital para advogados em 2021?

Confira texto de Guilherme Barbosa, CEO da 3MIND.

26/3/2021

É comum escutar “o futuro está chegando”, ou que o futuro vai trazer muitas mudanças. 

Com a minha experiência na 3MIND, para mim está claro que o futuro é hoje, as mudanças já chegaram e quem não se reinventar nesta sociedade volátil, vai ficar para trás. 

Este parágrafo por si só deveria ser suficiente para te convencer em investir no marketing digital para advogados em 2021. 

Mas vou dar um passo além e te dar não só um plano de estratégia, mas as razões para você começar já. 

Ferramentas à sua disposição

Fizemos uma imagem didática e extremamente ilustrativa das ferramentas disponíveis de marketing, tanto digital quanto offline. Veja só: 

(Imagem: Divulgação)

Antes de dar o próximo passo é essencial entender que absolutamente tudo que você faz enquanto advogado afeta sua imagem e coloca sua reputação em jogo. Parece alarmante, e deve ser.

Mas também tem uma grande vantagem: todo evento de que você participa, palestra que dá, curso que ministra, cartão que entrega e conversa que tem com pessoas variadas contribui para fortalecer sua marca.

Isso é o mundo físico.

No digital, podemos ir além.

Com um plano estratégico bem estruturado, não há como fracassar. Na 3MIND acreditamos na força do marketing jurídico digital e comprovamos isso por meio de diversos clientes e seus cases de sucesso pelo Brasil.

Como começar um planejamento de marketing digital jurídico

O primeiro passo é entender o mercado não só jurídico, mas de comunicação e marketing. Como as pessoas se comunicam? Onde elas estão? Quais informações buscam? Como realizam esta busca?

Depois, quem é seu público-alvo? 

Busque entender quais são as dúvidas mais frequentes de seus clientes e como você pode solucioná-las de maneira clara e simples para eles. Neste exercício, pense neles recebendo a informação, lembre de simplificar a entrega, facilitando ao máximo a experiência. 

Com seu público identificado e suas maiores dores claras para você, fica muito fácil montar uma estratégia que atenda às necessidades de maneira excelente, garantindo fidelização e ainda por cima atraindo mais clientes.

Agora que você já sabe mais do mercado e das necessidades do seu público-alvo, defina quais são seus objetivos e quais estratégias vai usar para alcançá-los.

Quais ferramentas você vai usar? Quanto pode investir? O que pretende alcançar?

Recomendamos usar algumas ferramentas em conjunto, com foco em marketing de conteúdo. Aqui na 3MIND já entendemos que compartilhar conhecimento e informação de qualidade com o público é a melhor forma dos advogados se consolidarem no mercado, criarem credibilidade e autoridade nos assuntos que dominam.

Assim, num cenário como este, a chegada de novos clientes é o próximo passo natural do processo. Então, um exemplo de estratégia pode ser:

  1. Usar ferramentas X, Y, Z
  2. Passar mensagem ABCD
  3. Falar com público-alvo para resolver dor W

Três pontos importantes 

Como você viu acima, há uma série de ferramentas de marketing disponíveis para seu plano. Hoje, quero falar de três que usamos e comprovamos na 3MIND:

  1. Marketing de Conteúdo
  2. YouTube
  3. Podcasts 

Marketing de Conteúdo 

Você já sabe que o marketing de conteúdo é nosso queridinho, e não é à toa. Temos um enorme retorno positivo dos nossos clientes utilizando-o, e ele é a base de tudo, inclusive do YouTube e podcasts, de que falaremos a seguir. 

Criar conteúdo de qualidade utilizando ferramentas técnicas é a melhor forma de se posicionar no mercado de hoje e construir sua autoridade. 

Posts em blog com otimização de SEO, presença nas redes sociais para tráfego, qualidade e consistência nas postagens são os ingredientes da fórmula do sucesso. Se você não ainda não está convencido, conheça nossos maiores cases de sucesso. 

Há ainda um outro grande trunfo do marketing de conteúdo: ele é permitido pelo Código de Ética da OAB. 

YouTube 

Os vídeos chegaram para dominar a comunicação atual. Em um cenário em que o ser humano tem um período médio de atenção de 8 segundos (mais curto do que um peixe de aquário), conteúdo e edição têm que ser excelentes. 

Não deixe isso te desanimar, no entanto. Mesmo em uma sociedade extremamente distraída, todos os dias as pessoas assistem mais de um bilhão de horas de vídeos no YouTube. 

O TikTok, aplicativo do momento e somente de vídeos, é o terceiro mais popular no mundo: em 2019 teve 1,5 bilhões de downloads. 

Considere usar o YouTube como ferramenta dentro do seu plano de marketing. Ele não é apenas um canal de vídeos, mas também um buscador: pessoas o utilizam como fazem o Google, em busca de respostas às dúvidas. 

Se sua área é o previdenciário, faça vídeos simples e fáceis de entender sobre a reforma. 

Se é direito do consumidor, explique os direitos envolvidos em compras online, por exemplo. 

Podcasts 

A mesma lógica do YouTube vale para os podcasts. Quase o renascimento dos programas de rádio, com inúmeras possibilidades de formatos e alcance incrível por meio de diversas plataformas. 

Você pode ter convidados para discutir assuntos e temas atuais, pode entrevistar grandes nomes da sua área, pode dar relatos e contar (o permitido) de casos famosos… o céu é o limite. 

Para aqueles que não se sentem confortáveis diante das câmeras, o podcast é uma alternativa interessante, e uma ótima opção para produzir e divulgar conteúdo de qualidade, contribuindo para construir sua reputação online.

Quem não está na internet não existe

O mundo BANI (Brittle, Anxious, Nonlinear e Incomprehensible, em tradução livre: Frágil, Ansioso, Não linear e Incompreensível) em que vivemos, principalmente no cenário da pandemia e pós-pandemia exige agilidade, adaptabilidade e presença online de todos.

Você precisa estar na internet. Pense no instinto mais básico do ser humano: comunidade. Nós vamos aonde nossos amigos estão… e é o mesmo na internet.

Para ser lembrado e participar das conversas, você precisa ter uma presença online bem definida e estruturada. Construir uma estratégia de posicionamento e conteúdo é o melhor caminho - e se isso parece um pouco demais para você assumir, estamos aqui para te ajudar. 

Na 3MIND desenvolvemos uma metodologia de marketing jurídico com objetivo de ranqueamento na primeira página do Google depois de acertar e errar muitas vezes. Foram diversas estratégias de marketing digital implantadas em mais de 150 escritórios de advocacia em todo o Brasil, para finalmente chegar num modelo ideal.

Hoje, compartilhamos conteúdo de qualidade no nosso blog sobre o tema, temos um canal no YouTube com aulas e um podcast semanal discutindo assuntos relevantes para os advogados, para que você possa se atualizar e lançar sua estratégia de marketing jurídico.

Além disso, temos um curso gratuito para você saber mais sobre marketing jurídico e como ele pode alavancar os negócios do seu escritório de advocacia. E, claro, estamos à disposição para te ajudar!

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