Migalhas Quentes

Dúvidas jurídicas sobre hora extra e leis trabalhistas

Confira texto de Guilherme Barbosa, CEO da 3MIND.

21/12/2020

A pandemia mundial do covid-19 trouxe enfoque para o Direito Trabalhista: com tantas mudanças em rotina e condições de trabalho, muitas questões vieram à tona. Dentre elas, a hora extra.

Busca por “Direito do Trabalho” aumentou mais de 50% desde março deste ano, segundo dados do Dubbio, e nossa pesquisa logo abaixo mostra mais de 842 palavras-chave ligadas especificamente ao termo “hora extra”.

Com a reforma trabalhista desde 2017, trabalhadores e empresas precisam estar mais atentos à mudanças e novas regras. Há uma série de detalhes na CLT sobre quantidade de horas permitidas normalmente, quantidade de horas extras toleradas por dia, além dos valores de remuneração.

Os valores, especificamente, ainda variam de acordo com dias, se a hora extra foi cumprida em dia útil ou fim de semana.

A área é vasta, trabalhadores e empresas precisam de orientação jurídica, e estão diariamente em busca de informações sobre o tema.

Veja abaixo cinco passos simples para melhorar o marketing jurídico do seu escritório!

Passo 1: entenda seu público-alvo

Entre as mais de 842 palavras-chave (formas de pesquisa diferentes) identificadas pelo público-alvo, destacamos algumas das 10 mais comuns e com melhor potencial de resultado a partir da palavra-chave: hora extra.

1) Cálculo hora extra;

2) Como calcular hora extra;

3) Calculadora de horas extras;

4) Valor da hora extra;

5) Como calcular hora extra 100;

6) Como calcular hora extra noturna;

7) Como calcular DSR sobre hora extra;

8) Banco de horas como calcular;

9) Hora extra feriado;

10) Limite de horas extras.

Você perceberá que muitas das palavras guardam relação com a mesma intenção do usuário, e justamente a partir das semelhanças de pesquisa, o algoritmo do Google nos fornece o termo mais comum e utilizado entre os mesmos.

Em uma simples analogia, é como acontece em e-commerces como Amazon e Mercado Livre quando estamos comprando algo e somos surpreendidos com a seguinte mensagem "Os usuários que compraram este produto, também compraram estes outros".

Passo 2: analise as possibilidades da palavra-chave

Observe no print abaixo o resultado de pesquisas relacionadas ao utilizar a palavra-chave "Hora extra", são inúmeras combinações de palavras-chave utilizadas nas pesquisas.

(Imagem: Divulgação)

Estimativa de tráfego total (palavras relacionadas acima) - 645.930

Estimativa de tráfego médio para um site posicionado na 1ª página de forma orgânica:

De 3,5k (última posição na 1ª página) a 10,7k.

Atenção - observe pelo print acima que o volume total se refere especificamente a combinação de palavras-chave: hora extra. Pequenas variações na combinação das palavras-chave poderão interferir para mais ou para menos neste resultado. Outra variação ocorre pelo posicionamento do seu site na 1ª página, lembrando que os primeiros recebem o maior tráfego.

A metodologia aplicada acima para exibição da perspectiva de tráfego, consiste na utilização de ferramentas para análise de tráfego de sites concorrentes, verificando o volume de acesso da primeira e da última posição organicamente, ou seja, sites que não estão pagando para aparecer na 1ª página.

Estimativa conservadora de contatos mensais (site na 1ª página) - 70 a 214 (até 2%)

Diversos fatores podem influenciar na perspectiva de resultado, entre eles, destacamos o chamado "senso de urgência" que leva o usuário a tomar uma ação imediata ou não sobre o problema e, principalmente, a experiência do usuário ao ler seu conteúdo - quanto mais se conectar com o problema do usuário, maiores serão suas chances de contato.

Estimativa de conversão em negócios para o escritório - o resultado poderá variar de acordo com a característica comercial do escritório, alternando também pela origem dos clientes e a possibilidade de fechar contratos jurídicos com clientes de outros estados. Exemplo: clientes da sua Cidade (mais facilidade de conversão), outros estados (menor conversão).

Passo 3: considere usar Google Ads

A lógica financeira do Google Ads se assemelha ao funcionamento de um leilão e, de forma bastante resumida, quem oferecer o maior lance pela palavra-chave, leva! Mas, na prática, outros fatores também podem influenciar no valor cobrado pela ferramenta, incluindo a sua localização, qualidade do anúncio e a experiência do usuário em seu site.

Na prática, advogados em grandes Capitais como São Paulo e Rio de Janeiro, sofrerão com o leilão já inflacionado em suas regiões (oferta x demanda), podendo atingir até (R$ 38,00) 1 (um) único clique pela palavra-chave Advogado Empresarial.

Neste caso, calculando hipoteticamente o custo do tráfego dos sites posicionados na 1ª e na última posição orgânica (10ª posição da página), considerando o custo de (R$ 1,00) por clique, um escritório NÃO posicionado organicamente teria que desembolsar a seguinte quantia:

1ª posição no Google - R$ 10.700/mensais;

10ª posição no Google - R$ 3.500/mensais;

O posicionamento orgânico é um dos motivos de crescimento acelerado para diversos escritórios de Advocacia que enxergaram o potencial do Google ao iniciar suas ações de Marketing Jurídico.

Se você não puder esperar para obter um resultado orgânico, conte com os especialistas da 3MIND para aprender através dos nossos cursos ou para que a nossa equipe gerencie suas campanhas.

Passo 4: Produza conteúdo de qualidade com foco na primeira página do Google

Um planejamento de marketing digital para advogados é muito mais simples do pode soar. Assim, abaixo entenda estratégias simples que podem ser utilizadas.

Você já tem a palavra-chave mais buscada, como mostramos acima. Agora, precisamos montar uma estratégia para que o seu conteúdo apareça quando o usuário realize a busca.

Ou seja: o foco é criar conteúdo de qualidade.

Há uma série de especificações que o algoritmo do Google usa para decidir as posições dos resultados de uma busca, e explicamos em detalhes nos nossos cursos gratuitos de Marketing Jurídico.

Aqui, vamos focar em três dicas cruciais:

Análise da concorrência: leia e analise os cinco primeiros colocados da primeira página. Analise os temas abordados e a estrutura do texto. Perceba o uso de links, detalhes fornecidos e imagens.

Crie um texto melhor e mais completo do que seus concorrentes: crie links internos, seja assertivo e direto. Use jurisprudências do escritório como exemplos e explore casos conhecidos. Pense no leitor leigo lendo, não necessariamente em advogados.

Republique este conteúdo e crie divulgação nas redes sociais do escritório. Idealmente, tenha conteúdos específicos para cada plataforma, mas compartilhar o que é publicado no site ou blog do escritório em redes como Instagram e Facebook é uma forma de atrair visitantes.

Lembre de fazer tudo isso como maneira de ajudar seu cliente em potencial. Não pense que dar toda a informação em detalhes num texto vai evitar que ele contrate seus serviços, muito pelo contrário.

Se o cliente sente que pode confiar numa informação fornecida, as chances dele contratar seus serviços são ainda maiores. Aqui vale também lembrar a importância da identidade visual do site, redes e todos materiais ligados ao escritório.

Invista em uma comunicação coesa, que faça sentido e fale com seu público-alvo. Além disso, interaja com clientes: responda mensagens, e-mails, comentários e perguntas de maneira cordial e profissional. Tenha sua informação de contato visível e disponível sempre, e não demore para retornar mensagens.

Passo 5: Ofereça soluções jurídicas nas outras áreas do direito

O último passo é entender que o alcance é maior quando se oferece soluções em diversas áreas do Direito: comprovamos que quanto maior o foco do escritório de advocacia, maior o resultado das ações de marketing jurídico.

Ou seja, se seu escritório atende diversas frentes jurídicas, deixe isso claro no seu site, crie conteúdos separados para cada área e use as estratégias que mencionamos aqui.

Todas as metodologias de marketing jurídico da 3MIND são fruto da experiência em campanhas digitais e produção de conteúdo para mais de 150 advogados em todo o Brasil.

Por isso a 3MIND também oferece cursos gratuitos de Marketing Jurídico, compartilhando sua expertise com todos os advogados do Brasil e do mundo para que todos possam começar uma campanha de marketing jurídico digital de sucesso. Inscreva-se já!

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