Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Introdução à Perícia Grafoscópica"

Autor aborda tema de forma acessível e detalha elementos, requisitos profissionais, modelos de laudos e os tipos de fraudes.

21/12/2020

A obra "Introdução à Perícia Grafoscópica" (Leud -168p.), de Paulo Palmieri Magri, aborda comentários aos artigos do CPC que versam sobre perícias, a luz da grafoscopia. 

(Imagem: Arte Migalhas)

A perícia grafoscópica é um procedimento muito requisitado em processos judiciais, para casos em que é necessário à validação de documentos ou provas. O perito atuante em Grafoscopia tem como objetivo apurar a autenticidade de textos ou assinaturas feitas à mão. A técnica cientifica auxilia na solução diversos processos judiciais, avaliando a integridade do documento, e seu estado de conservação.

A quesitação, que é o questionamento das autoridades, e o trabalho do assistente técnico são assuntos explorados no material, que ainda acompanha modelos de petições e de laudos. O conteúdo é apresentado de maneira a dar suporte aos que pretendem ingressar na área. A linguagem, clara e acessível, também auxilia na capacitação de profissionais que atuam em diferentes áreas, como a jurídica (advogados, magistrados e membros do Ministério Público), engenheiros e arquitetos, além de profissionais de outras áreas.

O autor, tem uma longa experiência profissional e acadêmica na ciência da grafoscopia, detalha pontos como os requisitos do profissional habilitado para fazer a perícia, diferenças em relação à grafologia, história da escrita, elementos técnicos, perícia computacional forense e tipos de fraudes. A obra também traz comentários sobre artigos do Código de Processo Civil com o olhar voltado para a grafoscopia, ressaltando a importância da coleta de provas técnicas para apuração da veracidade do documento gráfico.

Sobre o autor:

Paulo Palmieri Magri é engenheiro civil, perito do meio forense paulista, professor de Grafoscopia e diretor Cultural do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo (Ibape/SP).

____

Ganhador:

Daniel Menah Cury Soares, de SP.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aprovado em concurso do TRT-2 descobre que homônimo “roubou” sua vaga

4/11/2024

Inseminação caseira: Veja impacto jurídico da prática não regulada no país

4/11/2024

Comissão da Câmara aprova piso salarial para advogados privados

2/11/2024

Justiça faz "milagre" frente à alta demanda do Brasil, diz desembargadora

4/11/2024

Gilmar Mendes suspende julgamento sobre igualdade de aposentadoria de policiais

4/11/2024

Artigos Mais Lidos

Tema 1348 do STF: Imunidade do ITBI nas holdings e seus impactos

4/11/2024

Direito ao distrato em casos de atraso na obra: O que diz a lei

4/11/2024

Seria o vínculo trabalhista a única forma de proteção social?

4/11/2024

Os contratos de distribuição e seus aspectos jurídicos em mercados regulados: O setor farmacêutico

4/11/2024

Por um jogo mais responsável

4/11/2024