Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Introdução à Perícia Grafoscópica"

Autor aborda tema de forma acessível e detalha elementos, requisitos profissionais, modelos de laudos e os tipos de fraudes.

21/12/2020

A obra "Introdução à Perícia Grafoscópica" (Leud -168p.), de Paulo Palmieri Magri, aborda comentários aos artigos do CPC que versam sobre perícias, a luz da grafoscopia. 

(Imagem: Arte Migalhas)

A perícia grafoscópica é um procedimento muito requisitado em processos judiciais, para casos em que é necessário à validação de documentos ou provas. O perito atuante em Grafoscopia tem como objetivo apurar a autenticidade de textos ou assinaturas feitas à mão. A técnica cientifica auxilia na solução diversos processos judiciais, avaliando a integridade do documento, e seu estado de conservação.

A quesitação, que é o questionamento das autoridades, e o trabalho do assistente técnico são assuntos explorados no material, que ainda acompanha modelos de petições e de laudos. O conteúdo é apresentado de maneira a dar suporte aos que pretendem ingressar na área. A linguagem, clara e acessível, também auxilia na capacitação de profissionais que atuam em diferentes áreas, como a jurídica (advogados, magistrados e membros do Ministério Público), engenheiros e arquitetos, além de profissionais de outras áreas.

O autor, tem uma longa experiência profissional e acadêmica na ciência da grafoscopia, detalha pontos como os requisitos do profissional habilitado para fazer a perícia, diferenças em relação à grafologia, história da escrita, elementos técnicos, perícia computacional forense e tipos de fraudes. A obra também traz comentários sobre artigos do Código de Processo Civil com o olhar voltado para a grafoscopia, ressaltando a importância da coleta de provas técnicas para apuração da veracidade do documento gráfico.

Sobre o autor:

Paulo Palmieri Magri é engenheiro civil, perito do meio forense paulista, professor de Grafoscopia e diretor Cultural do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo (Ibape/SP).

____

Ganhador:

Daniel Menah Cury Soares, de SP.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Leonardo Sica é eleito presidente da OAB/SP

21/11/2024

Justiça exige procuração com firma reconhecida em ação contra banco

21/11/2024

Câmara aprova projeto que limita penhora sobre bens de devedores

21/11/2024

Ex-funcionária pode anexar fotos internas em processo trabalhista

21/11/2024

Suzane Richthofen é reprovada em concurso de escrevente do TJ/SP

23/11/2024

Artigos Mais Lidos

A insegurança jurídica provocada pelo julgamento do Tema 1.079 - STJ

22/11/2024

O fim da jornada 6x1 é uma questão de saúde

21/11/2024

ITBI - Divórcio - Não incidência em partilha não onerosa - TJ/SP e PLP 06/23

22/11/2024

Penhora de valores: O que está em jogo no julgamento do STJ sobre o Tema 1.285?

22/11/2024

A revisão da coisa julgada em questões da previdência complementar decididas em recursos repetitivos: Interpretação teleológica do art. 505, I, do CPC com o sistema de precedentes

21/11/2024