Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Tributação dos Valores Relacionados a Ilícitos"

Obra aborda detalhadamente os limites e possibilidades da tributação de valores relacionados a atos ilícitos.

14/12/2020

A obra "Tributação dos Valores Relacionados a Ilícitos" (Lúmen Juris - 175p.), coordenada por Luiz Gustavo Bichara, Mattheus Reis e Montenegro e Giuseppe Pecorari Melotti, sócios do escritório Bichara Advogados, tem como objetivo abordar o tema detalhadamente, passando pela análise, mas não se limitando da teoria geral da tributação de atos ilícitos entre outros tópicos.

(Imagem: Arte Migalhas)

Com o avanço das investigações da Operação Lava Jato, tornaram-se públicos diversos casos de corrupção e lavagem de dinheiro, em que o esquema ilícito pactuado entre agentes públicos e particulares valeu- se, muitas vezes, da celebração de contratos para execução de serviços fictícios ou superfaturados.

Com a participação intensa da Receita Federal do Brasil, não demorou muito para que fossem lavrados diversos autos de infração para cobrança de tributos decorrentes de tais pagamentos/recebimentos ilícitos.

A Operação Lava Jato acentuou, ainda, a utilização de diversos institutos do ordenamento jurídico brasileiro, tais como a colaboração premiada e acordo de leniência, que foram utilizados em diversos casos como meios de prova para a cobrança tributária. Mais recentemente, a lei 13.964/2019 (Pacote Anticrime) quebrou paradigmas ao admitir o acordo de não persecução cível nas ações de improbidade administrativa. Os padrões tradicionais de investigação e persecução criminais foram alterados por novos embora perigosos instrumentos de penalização a qualquer custo. Não se poderia, diante desse cenário policialesco, esperar outro viés no campo fiscal.

O objetivo da presente obra é o de abordar detalhadamente os limites e possibilidades da tributação de valores relacionados a atos ilícitos.

Sobre os coordenadores:

Luiz Gustavo Bichara é sócio do escritório Bichara Advogados. Membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Direito Financeiro, da Academia Brasileira de Direito Tributário, do Instituto Brasileiro de Direito Constitucional e da Associação Brasileira de Direito Tributário. Membro pleno do STEP (The Society of Trust and Estate Practitioners). Conselheiro Federal da OAB e Procurador Especial Tributário do Conselho Federal da OAB.

Mattheus Reis e Montenegro é sócio do escritório Bichara Advogados. Procurador-Adjunto Tributário do Conselho Federal da OAB, membro do Fórum Permanente de Direito Tributário da EMERJ e membro da Comissão Especial de Defesa do Contribuinte e Política Fiscal da OAB/RJ.

Giuseppe Pecorari Melotti é sócio do escritório Bichara Advogados. Membro da Comissão Especial de Assuntos Tributários da OAB/RJ há mais de 10 anos.

________

Ganhador:

Darwin Otto de Lima, de Porto Alegre/RS

 

________

 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Saiba quem foi Eunice Paiva, advogada interpretada por Fernanda Torres

6/1/2025

STF invalida lei que obriga bancos a fazer prova de vida do INSS

5/1/2025

Juíza multa cliente por má-fé que contestou seguro prestamista legítimo

4/1/2025

AGU nomeia 100 aprovados em concurso para advocacia pública Federal

5/1/2025

Supermercado indenizará em R$ 10 mil cliente acusada de furtar ração

6/1/2025

Artigos Mais Lidos

A lei 15.040/24 (marco legal dos seguros) e a prescrição

6/1/2025

Lula, Bolsonaro ou liberdade?

7/1/2025

Afinal, é possível conseguir a aposentadoria por obesidade?

4/1/2025

Concurso público: O problema da prova objetiva e a Justiça como solução

6/1/2025

A inclusão da terceira idade no mercado de trabalho: Uma análise jurídica e social

6/1/2025