Migalhas Quentes

Principais dúvidas relacionadas a acidentes de trabalho

Confira texto de Guilherme Barbosa, CEO da 3MIND.

9/12/2020

A lei trabalhista brasileira tem duas definições para situações de risco de saúde de empregados ligados à função exercida e ao ambiente em que ela ocorre: doenças ocupacionais ou acidentes de trabalho.

Doença ocupacional é aquela que se desenvolve com o tempo, consequência do ambiente de trabalho, da ocupação exercida ou quaisquer outras condições ligadas à profissão. Por exemplo: tendinite em redatores, ou até mesmo a síndrome de burnout, doença muito falada recentemente.

Acidente de trabalho, por sua vez, é algo repentino. Quedas, lesões, choques elétricos, ou acidentes com ferramentas, por exemplo.

Saber a diferença entre os dois e como proteger o trabalhador é essencial, e escritórios de advocacia devem entender como seu público-alvo - sejam empresas ou trabalhadores - estão buscando por tais informações na internet.

Veja abaixo uma pesquisa simples sobre as palavras-chave ligadas a este tema, e uma explicação assertiva de como utilizar o Google a seu favor com um planejamento completo de marketing jurídico.

Como o seu público-alvo está buscando por estas informações na internet? 

Entre as mais de 486 palavras-chave (formas de pesquisa diferentes) identificadas pelo público-alvo, destacamos algumas das 10 mais comuns e com melhor potencial de resultado a partir da palavra-chave: acidente de trabalho.

1) Acidente de trajeto;

2) Acidente de percurso;

3) Abertura de CAT;

4) Acidente do trabalho;

5) Comunicação de acidente de trabalho;

6) Direitos do acidentado de trajeto;

7) Acidente de trabalho estabilidade;

8) Auxílio acidentário estabilidade;

9) Estabilidade por acidente de trabalho;

10) Me machuquei no trabalho quais meus direitos. 

Perceberá que muitas das palavras guardam relação com a mesma intenção do usuário, e justamente a partir das semelhanças de pesquisa, o algoritmo do Google nos fornece o termo mais comum e utilizado entre os mesmos.

Em uma simples analogia, é como acontece em e-commerces como Amazon e Mercado Livre quando estamos comprando algo e somos surpreendidos com a seguinte mensagem "Os usuários que compraram este produto, também compraram estes outros". 

Resultados possíveis a partir da palavra-chave 

Observe no print abaixo o resultado de pesquisas relacionadas ao utilizar a palavra-chave "Acidente de Trabalho", são inúmeras combinações de palavras-chave utilizadas nas pesquisas.

(Imagem: Divulgação)

Estimativa de tráfego total (palavras relacionadas acima) - 314.200 

Estimativa de tráfego médio para um site posicionado na 1ª página de forma orgânica:

De 857 (última posição na 1ª página) a 11,9k. 

Atenção - observe pelo print acima que o volume total se refere especificamente a combinação de palavras-chave: acidente de trabalho. Pequenas variações na combinação das palavras-chave poderão interferir para mais ou para menos neste resultado. Outra variação ocorre pelo posicionamento do seu site na 1ª página, lembrando que os primeiros recebem o maior tráfego. 

A metodologia aplicada acima para exibição da perspectiva de tráfego, consiste na utilização de ferramentas para análise de tráfego de sites concorrentes, verificando o volume de acesso da primeira e da última posição organicamente, ou seja, sites que não estão pagando para aparecer na 1ª página. 

Estimativa conservadora de contatos mensais (site na 1ª página) - 17 a 238 (até 2%) 

Diversos fatores podem influenciar na perspectiva de resultado, entre eles, destacamos o chamado "senso de urgência" que leva o usuário a tomar uma ação imediata ou não sobre o problema e, principalmente, a experiência do usuário ao ler seu conteúdo - quanto mais se conectar com o problema do usuário, maiores serão suas chances de contato. 

Estimativa de conversão em negócios para o escritório - o resultado poderá variar de acordo com a característica comercial do escritório, alternando também pela origem dos clientes e a possibilidade de fechar contratos jurídicos com clientes de outros estados. Exemplo: clientes da sua Cidade (mais facilidade de conversão), outros estados (menor conversão). 

Quanto custaria esse tráfego se eu quisesse comprar (Google Ads) e aparecer imediatamente? 

A lógica financeira do Google Ads se assemelha ao funcionamento de um leilão e, de forma bastante resumida, quem oferecer o maior lance pela palavra-chave, leva! Mas, na prática, outros fatores também podem influenciar no valor cobrado pela ferramenta, incluindo a sua localização, qualidade do anúncio e a experiência do usuário em seu site. 

Na prática, advogados em grandes Capitais como São Paulo e Rio de Janeiro, sofrerão com o leilão já inflacionado em suas regiões (oferta x demanda), podendo atingir até (R$ 38,00) 1 (um) único clique pela palavra-chave Advogado Empresarial. 

Neste caso, calculando hipoteticamente o custo do tráfego dos sites posicionados na 1ª e na última posição orgânica (10ª posição da página), considerando o custo de (R$ 1,00) por clique, um escritório NÃO posicionado organicamente teria que desembolsar a seguinte quantia: 

1ª posição no Google - R$ 11.900/mensais;

10ª posição no Google - R$ 857/mensais;

O posicionamento orgânico é um dos motivos de crescimento acelerado para diversos escritórios de Advocacia que enxergaram o potencial do Google ao iniciar suas ações de Marketing Jurídico. 

Se você não puder esperar para obter um resultado orgânico, conte com os especialistas da 3MIND para aprender através dos nossos cursos ou para que a nossa equipe gerencie suas campanhas. 

5 dicas para começar um planejamento de marketing digital para advogados com foco na primeira página do Google 

Um planejamento de marketing digital para advogados não precisa ser um bicho de sete cabeças, por isso trazemos aqui algumas dicas básicas para começar a divulgar os serviços do escritório de advocacia na internet. 

Como mostramos anteriormente, o primeiro passo de uma estratégia de marketing jurídico com foco no Google é escolher a palavra-chave que o seu cliente está procurando. Em seguida descobrir onde ele está.

O Google é uma plataforma de busca, por isso os usuários que procuram soluções de seus problemas no buscador mostram um senso de urgência maior, que aqueles impactados por conteúdos nas redes sociais. Ainda assim é importante definir uma rede social, onde seu cliente pode estar, e usá-la como ferramenta de tração para aumentar os acessos ao conteúdo jurídico com foco no Google. 

O segundo passo é ter uma identidade visual bem definida para o site do escritório de advocacia ou do advogado e oferecer um conteúdo único. Ou seja, compartilhar conhecimento que só você advogado tem sobre determinado assunto, compartilhar causas do escritório (sem citar nomes e valores) comprovando sua capacidade de resolver aquele problema. Isso é o que chamamos de cereja do bolo, algo que vai diferenciar o seu conteúdo jurídico de todos os outros disponíveis no Google.

O terceiro passo é ter um planejamento que garanta constância nas publicações do blog e das redes sociais. Não adianta criar canais de comunicação digitais e não usá-los, a constância é um dos grandes segredos de uma estratégia de marketing jurídico de sucesso! Tenha datas e horários específicos para as publicações do blog e das redes sociais, isso vai ajudá-lo a não se perder na produção dos conteúdos. Esse planejamento também pode ser terceirizado para uma agência de marketing digital para advogados.

Interaja com os usuários da internet, seja pelos comentários do site ou das redes sociais, sempre responda as dúvidas que receber. Também dê uma atenção especial para os contatos feitos via telefone, e-mail e pelo plugin do WhatsApp, esse primeiro contato do usuário de internet com o advogado pode ser o diferencial para o fechamento de um contrato. Lembre-se as pessoas querem ser ouvidas, por isso, no primeiro contato escute mais e fale menos!

Por fim mensure seus resultados e veja qual conteúdo está trazendo mais clientes para o escritório de advocacia. 

Como oferecer soluções jurídicas nas outras áreas do direito? 

Os resultados que são possíveis obter no mercado jurídico por meio do Google são impressionantes, há pouco tempo não fazíamos ideia de que existiam mais de 100 milhões de pesquisas por soluções jurídicas (mensais) no buscador. 

Todas as metodologias de marketing jurídico da 3MIND são fruto da experiência em campanhas digitais e produção de conteúdo para mais de 150 advogados em todo o Brasil. 

Por isso a 3MIND também oferece cursos gratuitos de Marketing Jurídico, compartilhando sua expertise com todos os advogados do Brasil e do mundo para que todos possam começar uma campanha de marketing jurídico digital de sucesso. Inscreva-se já!

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