Migalhas Quentes

OAB denuncia Petrobras por contratação irregular de escritórios estrangeiros

Denúncia foi protocolada no TCU na última sexta-feira.

8/12/2020

A OAB protocolou, na última sexta-feira, 4, denúncia no TCU - Tribunal de Contas da União contra a Petrobras por irregularidades na contratação de escritórios de advocacia estrangeiros.

No documento, a Ordem requer que seja estabelecido um prazo de 15 dias para que a empresa cumpra todas as determinações contidas nos artigos 1º, II e 3º, da lei Federal 8.906/94 e nos artigos 1º, § 1º, II, 2º, 7º, §§ 1º e 2º, do provimento 91/00-CFOAB em todas as contratações, com ou sem licitação, já efetivadas ou a serem efetivadas, com escritórios de advocacia estrangeiros.

(Imagem: OAB)

No final de janeiro deste ano, a Coordenadoria Nacional de Fiscalização da Atividade Profissional da OAB instaurou procedimento administrativo para apurar a regularidade da atuação de escritórios de advocacia estrangeiros contratados pela Petrobras para prestarem consultoria em Direito Estrangeiro.

Ao analisar os contratos, a Ordem encontrou irregularidades como a contratação de escritórios de advocacia estrangeiros sem inscrição na OAB ou com inscrição irregular fora das normas estabelecidas pela OAB e alguns escritórios estrangeiros, que apesar de terem inscrição em seccional da OAB, estavam atuando fora da localidade onde o serviço foi prestado sem possuir inscrição suplementar.

“Ocorre, no entanto, que, na prática, o Estatuto da Advocacia e da OAB não tem sido observado pela Petrobras e pela maioria desses escritórios, o que pode ser confirmado pelo simples fato de não buscarem a Ordem dos Advogados do Brasil para obterem autorização de funcionamento no território brasileiro”, aponta trecho da denúncia.

Com base na apuração, a OAB encaminhou expediente para as seccionais de São Paulo e do Rio de Janeiro para que sejam abertos procedimentos administrativos internos visando suspender/cancelar as inscrições como consultores estrangeiros dos escritórios irregulares e apresentou denúncia no TCU contra a Petrobras.

Informações: OAB.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

OAB apura atuação de escritórios estrangeiros em contratos da Petrobras

4/12/2020
Migalhas de Peso

Advogados brasileiros alertam sobre os riscos da atuação de escritórios de advocacia estrangeiros no Brasil

27/2/2020

Notícias Mais Lidas

Sancionada lei que altera Código Civil e padroniza atualização monetária e juros

1/7/2024

Magistrado que negou prioridade a gestante já foi censurado pelo CNJ

1/7/2024

Advogado explica nova lei que padroniza índice de juros e correção

1/7/2024

Juíza aumenta pensão de pai no exterior: “paternar à distância é fácil”

1/7/2024

Após avaliar esforço do advogado, TJ/GO fixa honorários de R$ 50 mil em causa milionária

2/7/2024

Artigos Mais Lidos

Imposto sobre ITBI e transferência patrimonial para holdings

1/7/2024

TDAH pode se aposentar pelo INSS?

30/6/2024

Porte de drogas para consumo pessoal e o STF. Um problema antigo e com solução antiga

1/7/2024

A validade do acordo judicial que estabelece o pagamento de honorários advocatícios de sucumbência quando há suspensão de exigibilidade em razão da concessão do benefício da justiça gratuita

30/6/2024

Condomínios e porte de drogas para uso pessoal: O que muda com a mais recente decisão do STF

2/7/2024