Infelizmente o brasileiro é muito acostumado a ouvir a expressão lavagem de dinheiro. Basicamente a atividade é um esquema montado para “limpar” dinheiro sujo, ou seja, proveniente de fontes ilegais.
Isso acontece quando fundos de atividades criminosas são direcionados a negócios legais - sendo assim, lavados - para que sua real fonte não seja descoberta.
A Lei nº 9.613 de 1998 define como crime o “ato de ocultar ou dissimular a origem ilícita de bens ou valores que sejam frutos de crimes”, e prevê pena de três a 10 anos ou maiores caso o crime ocorra em ligação a organizações criminosas.
Como usar estratégias de marketing digital para atrair clientes que precisem de ajuda em casos como este?
Entre as mais de 179 palavras-chave (formas de pesquisa diferentes) identificadas pelo público-alvo, destacamos algumas das 10 mais comuns e com melhor potencial de resultado a partir da palavra-chave: lavagem de dinheiro.
1) O que é lavagem de dinheiro;
2) Lei de lavagem de dinheiro;
3) Dinheiro dado espontaneamente;
4) Fases da lavagem de dinheiro;
5) Crime de lavagem de dinheiro;
6) Lavagem de dinheiro pena;
7) Colabora indiretamente num crime;
8) Lavagem de capitais;
9) Ocultação de patrimônio;
10) Dinheiro ilícito na minha conta.
Perceberá que muitas das palavras guardam relação com a mesma intenção do usuário, e justamente a partir das semelhanças de pesquisa, o algoritmo do Google nos fornece o termo mais comum e utilizado entre os mesmos.
Em uma simples analogia, é como acontece em e-commerces como Amazon e Mercado Livre quando estamos comprando algo e somos surpreendidos com a seguinte mensagem "Os usuários que compraram este produto, também compraram estes outros".
Perspectiva de resultado a partir da palavra-chave
Observe no print abaixo o resultado de pesquisas relacionadas ao utilizar a palavra-chave "Lavagem de Dinheiro", são inúmeras combinações de palavras-chave utilizadas nas pesquisas.
Estimativa de tráfego total (palavras relacionadas acima) - 174.240
Estimativa de tráfego médio para um site posicionado na 1ª página de forma orgânica:
De 542 (última posição na 1ª página) a 9,6k.
Atenção - observe pelo print acima que o volume total se refere especificamente a combinação de palavras-chave: Lavagem de Dinheiro. Pequenas variações na combinação das palavras-chave poderão interferir para mais ou para menos neste resultado. Outra variação ocorre pelo posicionamento do seu site na 1ª página, lembrando que os primeiros recebem o maior tráfego.
A metodologia aplicada acima para exibição da perspectiva de tráfego, consiste na utilização de ferramentas para análise de tráfego de sites concorrentes, verificando o volume de acesso da primeira e da última posição organicamente, ou seja, sites que não estão pagando para aparecer na 1ª página.
Estimativa conservadora de contatos mensais (site na 1ª página) - 5 a 96 (até 1%)
Diversos fatores podem influenciar na perspectiva de resultado, entre eles, destacamos o chamado "senso de urgência" que leva o usuário a tomar uma ação imediata ou não sobre o problema e, principalmente, a experiência do usuário ao ler seu conteúdo - quanto mais se conectar com o problema do usuário, maiores serão suas chances de contato.
Estimativa de conversão em negócios para o escritório - o resultado poderá variar de acordo com a característica comercial do escritório, alternando também pela origem dos clientes e a possibilidade de fechar contratos jurídicos com clientes de outros estados. Exemplo: clientes da sua Cidade (mais facilidade de conversão), outros estados (menor conversão).
Quanto custaria esse tráfego se eu quisesse comprar (Google Ads) e aparecer imediatamente?
A lógica financeira do Google Ads se assemelha ao funcionamento de um leilão e, de forma bastante resumida, quem oferecer o maior lance pela palavra-chave, leva! Mas, na prática, outros fatores também podem influenciar no valor cobrado pela ferramenta, incluindo a sua localização, qualidade do anúncio e a experiência do usuário em seu site.
Na prática, advogados em grandes Capitais como São Paulo e Rio de Janeiro, sofrerão com o leilão já inflacionado em suas regiões (oferta x demanda), podendo atingir até (R$ 38,00) 1 (um) único clique pela palavra-chave Advogado Empresarial.
Neste caso, calculando hipoteticamente o custo do tráfego dos sites posicionados na 1ª e na última posição orgânica (10ª posição da página), considerando o custo de (R$ 1,00) por clique, um escritório NÃO posicionado organicamente teria que desembolsar a seguinte quantia:
1ª posição no Google - R$ 9.600/mensais;
10ª posição no Google - R$ 542/mensais;
O posicionamento orgânico é um dos motivos de crescimento acelerado para diversos escritórios de Advocacia que enxergaram o potencial do Google ao iniciar suas ações de Marketing Jurídico.
Se você não puder esperar para obter um resultado orgânico, conte com os especialistas da 3MIND para aprender através dos nossos cursos ou para que a nossa equipe gerencie suas campanhas.
Como o marketing jurídico pode ajudar?
Pode parecer um grande esforço, mas não é. Vamos lá: sabe qual seu maior aliado dentro da estratégia de marketing para alcançar uma boa posição no Google?
Conteúdo de qualidade.
Num mar de textos longos e sem substância, os algoritmos do Google estão todos os dias em busca de conteúdo de qualidade que entreguem ao usuário a resposta à pergunta que ele digitou na caixinha inicial
Se alguém digita “O que é lavagem de dinheiro?”, o Google não vai entregar nas primeiras posições páginas que “enrolem” o leitor por parágrafos e parágrafos para então, no fim do texto, responder.
O objetivo é ser assertivo, claro e coerente. Logo, este deve ser o seu objetivo também ao criar conteúdo para seu site. Use técnicas como o storytelling: exemplos, narrativas e histórias que contextualizam o leitor e façam o conceito ser mais fácil de ser compreendido.
Crie uma estrutura de narrativa lógica e fluida: deixe claro quais tópicos serão abordados, quais perguntas respondidas e traga informação atualizada e de qualidade.
Ao desenvolver conteúdos novos, faça de uma maneira com que eles conversem com os anteriores. Crie links entre eles, direcionando assim o tráfego do usuário dentro do seu site.
Quanto mais informação útil você fornecer, mais valor você entrega ao seu cliente em potencial.
Como oferecer soluções jurídicas nas outras áreas do direito?
Os resultados que são possíveis obter no mercado jurídico por meio do Google são impressionantes, há pouco tempo não fazíamos ideia de que existiam mais de 100 milhões de pesquisas por soluções jurídicas (mensais) no buscador.
Todas as metodologias de marketing jurídico da 3MIND são fruto da experiência em campanhas digitais e produção de conteúdo para mais de 150 advogados em todo o Brasil.
Por isso a 3MIND também oferece cursos gratuitos de Marketing Jurídico, compartilhando sua expertise com todos os advogados do Brasil e do mundo para que todos possam começar uma campanha de marketing jurídico digital de sucesso. Inscreva-se já!