O TRF da 1ª região sofreu ataque hacker nesta sexta-feira, 27, e o site do tribunal foi retirado do ar. Ainda não se sabe quais dados foram afetados. Em nota, o Tribunal informou que foram adotadas medidas preventivas para a preservação do ambiente e todos os sistemas do Tribunal foram colocados em modo restrito para permitir investigação.
“Até o momento não se identificou nenhum ativo de TI comprometido”, concluiu.
Ataques
No início do mês, dia 3, o STJ também foi vítima de ataque cibernético, quando foram interrompidas as transmissões de todas as sessões, que aconteciam de forma virtual.
O site da Corte ficou vários dias fora do ar, foram suspensos os prazos e as sessões. Segundo informações, outros órgãos, como o ministério da Saúde e o governo do Distrito Federal, também foram vítimas de ataque na mesma semana.
O presidente do STJ, ministro Humberto Martins, informou passados nove dias do ataque, que o trabalho de recuperação dos sistemas apresenta cenário positivo além do previsto, estando praticamente restauradas as principais ferramentas.
No dia 17, as sessões de julgamento voltaram a ocorrer, mas logo no início, as transmissões foram interrompidas por instabilidade. A instabilidade afetou a transmissão de todas as seis turmas.
Nesta semana, porém, as sessões foram realizadas sem nenhum problema aparente.