Migalhas Quentes

Conselho Pleno da OAB homenageia Paulo Bonavides

O conselheiro Federal Hélio das Chagas Leitão proferiu discurso lamentando a falta que o constitucionalista fará.

7/11/2020

O jurista Paulo Bonavides foi homenageado pelo Conselho Pleno da OAB, na sessão plenária virtual extraordinária, realizada na quinta feira, 5, pelo seu falecimento no dia 30 de outubro, aos 95 anos.

O conselheiro Federal Hélio das Chagas Leitão, presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos, proferiu discurso lamentando a falta que o jurista fará, o legado que deixou de suas reflexões teóricas e o exemplo de uma vida devotada à ciência e à causa da democracia.

(Imagem: Reprodução/Documentário Paulo Bonavides)

Hélio ressaltou a história do jurista, que aos 13 anos de idade já ingressava no jornalismo profissional, escrevendo nas páginas policiais do recém criado jornal O Povo, noticioso de grande prestígio ainda em circulação no Estado do Ceará.

No discurso, o conselheiro contou a trajetória de Bonavides no mundo jurídico e os diversos prêmios e obras que colecionou em sua estrada. “Sua luminosa trajetória intelectual não passou sem o merecido reconhecimento, embora sempre insuficiente, da advocacia brasileira.”, destacou.

O conselheiro finalizou citando Evandro Lins e Silva, que disse certa vez que “Paulo Bonavides possui a rara proeza de ser fiel a si mesmo”.

“Fica o legado de suas reflexões teóricas e o exemplo de uma vida devotada à ciência e à causa da democracia, de que foi defensor intransigente. Fará falta, muita falta.”

História

Paulo Bonavides nasceu em Patos/PB e iniciou seus estudos jurídicos, em 1943, na Faculdade Nacional de Direito, da UFRJ. Durante a graduação, também realizou curso de extensão em Sociologia Jurídica na Harvard University.

O constitucionalista foi catedrático emérito da Faculdade de Direito da UFC - Universidade Federal do Ceará. Recebeu a medalha Rui Barbosa, a mais alta distinção honorífica que concede a OAB. Também foi o fundador e presidente do Conselho Diretivo da Revista Latino-Americana de Estudos Constitucionais.

No lattes de Bonavides, além dos títulos acadêmicos como a livre-docência, constam mais de 16 livros publicados, inúmeros textos em revistas e jornais dos quais é referência sobre Direito Constitucional, participação em bancas de comissões julgadoras.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Morre constitucionalista Paulo Bonavides aos 95 anos

30/10/2020

Notícias Mais Lidas

"Vale-peru"? TJ/MT fixa R$ 10 mil de auxílio-alimentação em dezembro

19/12/2024

Bosch é condenada a pagar R$ 1,7 mi por fraude em perícias judiciais

19/12/2024

iFood é multada por designar representante hospitalizado em audiência

19/12/2024

PEC que limita supersalários de servidores é aprovada pelo Congresso

20/12/2024

MP/BA investiga Claudia Leitte por retirar "Iemanjá" de música

19/12/2024

Artigos Mais Lidos

Afinal, quando serão pagos os precatórios Federais em 2025?

19/12/2024

Atualização do Código Civil e as regras de correção monetária e juros para inadimplência

19/12/2024

5 perguntas e respostas sobre as férias coletivas

19/12/2024

A política de concessão de veículos a funcionários e a tributação previdenciária

19/12/2024

Julgamento do Tema repetitivo 1.101/STJ: Responsabilidade dos bancos na indicação do termo final dos juros remuneratórios

19/12/2024