Iniciou nesta segunda-feira, 5, uma operação coordenada pelo escritório Daniel Advogados junto com a Receita Federal de São Paulo para apreensão de brinquedos falsificados em uma galeria do centro do município em virtude da data que comemora o dia das crianças no país.
A advogada Mariana Benfati, que atua na operação, explicou que a região é conhecida por distribuir brinquedos falsificados, sendo estimado pelo menos dois dias consecutivos para completar a operação, e 40 toneladas de brinquedos contrafeitos serão apreendidos nas 17 lojas desta galeria.
"Por serem produzidos com materiais de qualidade duvidosa, são descartáveis e consequentemente facilmente quebráveis. Essas peças pequenas podem ser ingeridas por crianças causando o sufocamento e colocando em risco a vida dos pequenos. Sem contar no tipo de material utilizado nos brinquedos. Eles podem apresentar na sua composição tintas ou metais tóxicos que podem causar muito mal.”
Para a causídica, operações neste porte são importantes pois além de todos os iminentes riscos, o Estado deixa de arrecadar milhões de reais com o ingresso clandestino destes produtos no País.
“Os infratores aproveitam-se do desconhecimento do público para enriquecer de forma ilícita, já que, além de não possuírem autorização das marcas para produzir e comercializar esse material, na maioria dos casos, não recolhem qualquer tipo de imposto sobre os produtos fornecidos.”
______________