Migalhas Quentes

AASP lança revista sobre o Código de Defesa do Consumidor

Publicação – eletrônica e impressa – traz 13 artigos de especialistas.

28/9/2020

O CDC completa seus 30 anos em setembro como uma lei que pegou e deu certo. Consumidores e fornecedores têm uma bússola clara que rege suas relações, em grande parte pacificadas – é o que afirma Sérgio Pinheiro Marçal. Para o ex-presidente da AASP, que coordenou a edição da "Revista do Advogado" dedicada ao tema, muitos conceitos estão consolidados na sociedade, mas alguns ainda estão em formação. "Tive muito prazer em ler em primeira mão os artigos e encontrar verdadeiras novidades, teses novas ou aprimoradas, e uma demonstração de que o Direito do Consumidor é um ramo vivo do Direito".

Sob a curadoria de Marçal, 16 autores convidados se debruçaram sobre vários aspectos do CDC e produziram 13 artigos para a edição que será lançada, virtualmente, no dia 28 e distribuída, impressa, em outubro. Um trabalho trimestral que sofreu os impactos da   pandemia, mas ganhou dinamismo graças à dedicação dos autores e editores. A revista 147, que analisa os 30 anos do CDC no Brasil, é a terceira desse ano.

Segundo a vice-presidente da AASP, Viviane Girardi, essa é uma edição especial.

Além de abordar um tema muito próximo de todos – já que  somos consumidores –, ela marca, também, a maturidade de uma publicação que não se acanhou frente àpandemia, se adaptou ao novo modelo de compartilhamento eletrônico e mantém a qualidade do debate num nível só comparado a revistas acadêmicas. E com a vantagem de ser útil para a prática do advogado que atua na área.

"A Revista do Advogado resgata a nossa conexão. Ela vem cheia de conteúdo relevante sobre um tema sempre atual, e mais ainda agora, porque as relações de consumo também passam por transformações mediadas pela tecnologia", avalia Viviane.

Temas e autores

Os autores discorreram sobre questões como impactos das patentes de medicamentos na relação de consumo, proteção do consumidor no mercado digital, superendividamento, princípio da vulnerabilidade, cidadania como limitação jurídica ao poder econômico, arbitragem coletiva de direitos e interesses individuais homogêneos do consumidor, recall, venda casada na incorporação imobiliária, ações coletivas, privacidade e proteção de dados.

Entre os autores, estão juristas e advogados consagrados pela prática do Direito: Arystóbulo de Oliveira Freitas, Bruno Miragem, Claudia Lima Marques, Daniel Bucar, Fabiana Rodrigues Barletta, Flávio Alves Martins, Gianpaolo Poggio Smanio, José Rogério Cruz e Tucci, Juliana Ferreira da Silva Marçal, Lucia Ancona Lopez de Magalhães Dias, Marcelo Terra, Nelson Nery Junior, Orly Kibrit, Renato José Cury, Ricardo Villas Bôas Cueva, Thais Matallo Cordeiro Gomes e o próprio Sérgio Pinheiro Marçal.

Sobre a Revista do Advogado

A Revista do Advogado é uma publicação trimestral da AASP que está na 147ª edição. Seu conteúdo editorial tem por objetivo contribuir como fonte de atualização profissional e é distribuída para os associados. Para conhecer edições anteriores, acesse aqui

_______

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Juiz diz que só fará audiência com preso sem algemas: “não abro mão”

31/1/2025

Ex-juiz e cassado como governador, Wilson Witzel se torna advogado

30/1/2025

Aluno poderá frequentar colégio militar com cabelo e roupa de acordo com religião

30/1/2025

Desconhecimento sobre sistemas de busca atrasa execuções, diz advogado

30/1/2025

Adicional por tempo de serviço a juízes não fere teto constitucional

31/1/2025

Artigos Mais Lidos

A ação autônoma de honorários advocatícios: O REsp 2.098.934

30/1/2025

As redes sociais como fonte de provas de litigância predatória

31/1/2025

A atualização da NR-01 e saúde mental no trabalho

31/1/2025

Offshore, tributação pessoa física e jurídica e imposto de renda 2025 – Como fica a conta?

30/1/2025

ITCMD e reforma tributária: Impactos na carga tributária e planejamento sucessório de bens no Brasil e exterior

31/1/2025