Migalhas Quentes

Governador de GO deve publicar cronograma de nomeações em concurso de delegado da polícia civil

A decisão é do TJ/GO. À imprensa local, governador informou que já procedeu à divulgação do cronograma.

28/9/2020

Estado de GO deve publicar cronograma detalhado para as nomeações de candidatos aprovados em concurso para delegado da Polícia Civil. Assim determinou o Órgão Especial do TJ/GO ao acatar o pedido de concurseiros.

Para o colegiado, o recurso interposto pelo Estado deixou de tecer considerações sobre os entendimentos firmados no julgamento da decisão impugnada. 

Dois homens impetraram MS dizendo que foram aprovados dentro do número de vagas previstas no concurso para delegado de polícia. Segundo contam, o edital que regeu o concurso foi prorrogado em seis meses, no entanto, antes do fim do prazo da prorrogação, sobreveio ato de revogação.

Em junho deste ano, o desembragador Olavo Junqueira de Andrade entendeu que estavam presentes os requisitos para o deferimento da medida liminar, no sentido determinar a publicação da lista de classificação do certame. Para o magistrado, a prorrogação de concurso público somente poderia ser revogada se o prazo da prorrogação não tivesse iniciado, o que não aconteceu no caso.

Em sede de embargos de declaração, o desembargador atribuiu efeito modificativo à decisão monocrática no sentido de determinar a publicação do cronograma detalhado para as nomeações planejadas.

Diante da decisão, o Estado de GO interpôs agravo, o qual não foi acolhido. O desembargador Olavo Junqueira de Andrade não conheceu do recurso, pois entendeu que este não rebateu os fundamentos contidos na decisão monocrática, além de ter suscitado questões que não foram objeto de discussão anterior.

"O Agravante aduziu o caráter satisfativo da liminar concedida, afrontando ao art. 1º, § 3º, da Lei Federal nº 8.437/1992; no ponto, ressaltou que, as liminares determinando nomeação e posse dos candidatos aprovando em concurso público, comprometem o cumprimento do cronograma do certame, gerando incerteza jurídica quanto à classificação final dos candidatos. In casu, tenho que tais teses não prosperam, uma vez que a decisão agravada não determinou a nomeação dos Agravados."

Mantiveram, portanto, na íntegra, a decisão liminar. 

À imprensa local na última semana, o governador informou que já procedeu à divulgação do cronograma para convocação de novos delegados. 

Felipe Bambirra, Sérgio Merola, José Andrade e Nária Rodrigues, da Bambirra, Merola & Andrade Advogados, que representaram mais de 30 aprovados neste concurso, e responsáveis pelo mandado de segurança, disseram que a notícia foi recebida com bastante entusiasmo pelo grupo, que aguarda há muito tempo por esse momento.

Confira o acórdão.

____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Titulação não pode ser desconsiderada em concurso público apenas porque não está no Lattes

24/9/2020
Migalhas Quentes

Projeto quer suspender prazo de validade de concursos públicos federais durante a pandemia

7/4/2020

Notícias Mais Lidas

PF prende envolvidos em plano para matar Lula, Alckmin e Moraes

19/11/2024

Moraes torna pública decisão contra militares que tramaram sua morte

19/11/2024

CNJ aprova teleperícia e laudo eletrônico para agilizar casos do INSS

20/11/2024

Em Júri, promotora acusa advogados de seguirem "código da bandidagem"

19/11/2024

Operação Faroeste: CNJ aposenta compulsóriamente desembargadora da BA

21/11/2024

Artigos Mais Lidos

ITBI na integralização de bens imóveis e sua importância para o planejamento patrimonial

19/11/2024

Cláusulas restritivas nas doações de imóveis

19/11/2024

Estabilidade dos servidores públicos: O que é e vai ou não acabar?

19/11/2024

Quais cuidados devo observar ao comprar um negócio?

19/11/2024

A relativização do princípio da legalidade tributária na temática da sub-rogação no Funrural – ADIn 4395

19/11/2024