Migalhas Quentes

Licks Attorneys anuncia Cátia Regina Gentil como sócia

Com mais de 40 anos de atuação no INPI, advogada integra o time de patentes do escritório.

14/9/2020

O escritório de advocacia Licks Attorneys anuncia a chegada de mais uma sócia. Cátia Regina Gentil já integra a área de patentes do escritório, trazendo consigo mais de 40 anos de experiência no setor. A engenheira e advogada se aposentou pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), onde ocupava o cargo de coordenadora-geral do Tratado de Cooperação em Patentes (PCT) até o mês passado.  

Mestre em Direito Comercial e Internacional pela Universidade Robert Schuman, de Estrasburgo, na França, com especialidade em propriedade intelectual e acordos internacionais, Cátia Gentil iniciou a carreira como examinadora de patentes no INPI em 1978. Foi coordenadora-técnica em processos administrativos e nulidade e integrou o grupo de trabalho que redigiu o projeto da Lei de Propriedade Industrial, aprovado pelo Congresso em 1996. 

 A engenheira e advogada acompanhou a evolução tecnológica do INPI ao longo de 40 anos. Fez parte de uma das primeiras turmas do corpo técnico do órgão, logo após o Brasil se tornar signatário do PCT, em 1978. Acompanhou toda a evolução do INPI, do tempo em que os arquivos extensos, ainda em papel,  chegavam de países distintos de navio até o processo de informatização.

Em 1986, Cátia foi a primeira funcionária do INPI a fazer o curso no Centro de Estudos Internacionais em Propriedade Industrial (CEIPI), na França, graças a um acordo de cooperação França-Brasil. Após concluir o curso, ela conseguiu uma bolsa para continuar seus estudos e fazer o mestrado em "Acordos Internacionais e Propriedade Industrial". Retornou ao Brasil em 1989 e cinco anos depois ingressou no curso de Direito da Universidade Estácio de Sá em 1996.

Com uma exitosa atuação no INPI, a advogada se junta ao time de especialistas em patentes do Licks Attorneys, com nomes como Otto Licks, Liliane Roriz, Nuno Carvalho, Carlos Aboim Eduardo Hallak, Rodrigo Maior e Alexandre Dalmasso. "Apesar de ter me aposentado, não me interessava em ficar em casa. Quando surgiu a oportunidade do Licks Attorneys, fiquei muito lisonjeada e aceitei o desafio com entusiasmo. Estou muito feliz em poder compartilhar meu conhecimento e experiência. Gosto muito do que faço, independentemente de estar na área pública ou privada", conta Cátia Regina Gentil.

 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Herdeiros que ocupam imóvel exclusivamente devem pagar aluguel

16/7/2024

Funcionária chamada de “marmita do chefe" por colegas será indenizada

16/7/2024

Pão de forma e bafômetro: quando o café da manhã vira problema jurídico

18/7/2024

Advogado pede dispensa de uso da beca no TJ/BA por mau cheiro

17/7/2024

Juiz autoriza penhora de 30% de salário para quitar dívida com banco

17/7/2024

Artigos Mais Lidos

Você sabe o que significam as estrelas nos vistos dos EUA?

16/7/2024

Advogado, pensando em vender créditos judiciais? Confira essas dicas para fazer da maneira correta!

16/7/2024

Desconsideração de atos ou negócios jurídicos praticados com a finalidade de dissimilar a ocorrência do fato gerador a qualquer tempo, conforme entendimento do CARF

16/7/2024

A lei 14.365 e o papel do sócio gestor nas sociedades de advogados

17/7/2024

Será a reforma tributária simplificadora?

16/7/2024