Migalhas Quentes

Escritórios na capital paulista poderão reabrir ao público a partir desta sexta-feira

Os escritórios já podiam funcionar na capital durante a quarentena sem atendimento ao público. A partir desta sexta, podem voltar a receber clientes presenciais.

4/6/2020

Os escritórios de prestação de serviços, incluindo os de advocacia, poderão retomar o atendimento ao público com limitações a partir de sexta-feira, 5, na cidade de SP. O setor foi incluído entre os dois primeiros a terem os protocolos sanitários acolhidos pela prefeitura, o outro foi o de concessionárias de veículos.

Nesta quinta-feira, 4, protocolo entregue pela OAB/SP foi formalizado pelo prefeito Bruno Covas. O documento deve ser publicado no DO de amanhã. Os escritórios já podiam funcionar na capital durante a quarentena, mas sem atendimento ao público. A partir desta sexta-feira, podem voltar a receber clientes presenciais.

Para a reabertura controlada e segura, os escritórios terão de seguir uma série de regras, entre elas:

A cidade de São Paulo está na fase 2 de reabertura da economia, de acordo com o Plano São Paulo, do governo estadual. Nesta etapa, além dos escritórios e das concessionárias de veículos, também poderão ser flexibilizados os funcionamentos do setor imobiliário, do comércio e de shopping centers. Os protocolos desses demais setores ainda estão em avaliação pela Vigilância Sanitária.

Esforço conjunto

Além da OAB/SP, entidades como o CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados e o SINSA - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro também foram signatários dos termos de compromisso.

Desde a publicação do decreto 64.994/20 pelo governo do Estado de São Paulo e do decreto 59.473/20 pela prefeitura de São Paulo, várias entidades representativas da advocacia se uniram para elaborar um plano de retomada para o setor dos escritórios de advocacia, contendo diretrizes de saúde e higiene, de forma a garantir o retorno seguro a todos os colaboradores, clientes e parceiros comerciais. 

Além das entidades signatárias, esse trabalho também contou com a colaboração de diversas outras entidades representativas da advocacia: AASP - Associação dos Advogados de São PauloIASP - Instituto dos Advogados de São PauloMDA - Movimento de Defesa da Advocacia e IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa.

O presente protocolo será constantemente atualizado, considerando as melhores práticas adotadas para evitar a propagação e contágio da covid-19, bem como a legislação local, especialmente nos momentos em que houver a alteração das fases previstas no plano São Paulo. 

__________

Para que o leitor encontre as notícias jurídicas específicas sobre coronavírus, reunimos todo o material em um site especial, constantemente atualizado. Veja, clique aqui: www.migalhas.com.br/coronavirus 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

OAB/SP apresenta diretrizes para reabertura pública de escritórios de advocacia no município de São Paulo

4/6/2020

Notícias Mais Lidas

STF decide que testemunhas de Jeová podem recusar transfusão de sangue

25/9/2024

Justiça revoga prisão e suspensão de passaporte de Gusttavo Lima

24/9/2024

Ministra Nancy elogia sustentação oral de jovem advogado: "renova esperanças"

25/9/2024

Advogado é preso suspeito de envolvimento em venda de decisões

25/9/2024

Receita Federal regulamenta atualização do valor de imóveis a valor de mercado

24/9/2024

Artigos Mais Lidos

Alterações no CC com a vigência da nova lei 14.905/24: A taxa de juros Selic se aplica em todos processos em curso?

25/9/2024

Pejotização fraudulenta e competência da Justiça do Trabalho: Um precedente importante da 7ª turma do TRT-1

25/9/2024

CNJ autoriza inventário e divórcio extrajudicial mesmo com herdeiros menores ou incapazes

24/9/2024

Lei 14.973/2024: Um novo capítulo na regularização patrimonial e fiscal no Brasil

24/9/2024

Exclusão extrajudicial de sócio na sociedade limitada

25/9/2024