Migalhas Quentes

TRF-4: Acordo de leniência extingue ação por ato de improbidade administrativa

3ª turma reconheceu ainda que a permanência do litígio entre os co-legitimados e as empresas lenientes viola a segurança jurídica.

20/5/2020

A 3ª turma do TRF da 4ª região concluiu julgamento de recursos de apelação que discutem os efeitos da homologação de acordos de leniência sobre as ações por ato de improbidade administrativa e os co-legitimados não signatários do termo.

A turma uniformizou entendimento de que o acordo de leniência surte efeitos da transação e deu provimento ao recurso de apelação interposto poir uma empresa de engenharia para determinar a extinção das ações com resolução de mérito, conforme artigo 487, III, "b" do Código de Processo Civil.

Segundo entendimento que tem se firmado no Tribunal, os acordos de leniência devem ser interpretados como uma hipótese de presunção de ressarcimento integral, portanto, são oponíveis aos demais co-legitimados na ação por ato de improbidade administrativa, ainda que não signatários.

A turma reconhece ainda que a permanência do litígio entre os co-legitimados e as empresas lenientes viola a segurança jurídica e a confiança legítima depositada na Administração Pública, afastando futuros potenciais interessados em colaborar para a elucidação de fatos de interesse da sociedade.

A empresa de engenharia foi defendida pelos advogados Sebastião Botto de Barros Tojal e Marcelo Augusto Puzone Gonçalves (Tojal Renault Advogados). Para Sebastião Botto de Barros Tojal, “a decisão significa um notável avanço na compreensão do instituto do acordo de leniência como expressão de uma política pública de Estado. Sua celebração vincula o Estado como um todo, provendo o mais alto e necessário grau de segurança jurídica.”

O processo tramita em segredo de Justiça.

______________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

TJ/SP absolve servidor que comparou cabelo de advogada a vassoura

12/4/2025

Popcorn, icecream e muitas news no Minuto Migalhas; confira o vídeo

11/4/2025

Lucro ou prejuízo? Barroso questiona impacto em planos após rol da ANS

11/4/2025

OAB/RJ registra queixa de possível ameaça à presidente Ana Basilio

11/4/2025

Desembargador nega exclusão de matéria do SBT sobre Deolane

11/4/2025

Artigos Mais Lidos

O Humpty Dumpty de Toga

11/4/2025

Golpe do Pix e golpe do falso advogado

11/4/2025

Contratação de pessoa jurídica: Vantagens, riscos e implicações legais

11/4/2025

Execução imediata após o Júri: Como (re)agir?

11/4/2025

Nova regra sobre riscos psicossociais desafia empresas a repensarem a saúde mental no trabalho

11/4/2025