Migalhas Quentes

Passageira que perdeu voo de conexão não será indenizada por cia aérea

22ª câmara de Direito Privado do TJ/SP entendeu que cabia à passageira observar o tempo entre um voo e outro.

16/4/2020

Companhia aérea não é responsável por perda de conexão de passageira que não observou o tempo mínimo de um voo e outro. Decisão é da 22ª câmara de Direito Privado do TJ/SP ao negar provimento ao recurso da passageira.

A passageira ajuizou ação alegando que contratou os serviços da ré para que a transportasse de Guarulhos/SP a Itália, fazendo, na volta, uma conexão em Lisboa.

Ela explicou que seu voo sairia de Florence no dia 01/08/2019 às 20h35, e sua conexão sairia às 23h20, com a chegada em São Paulo prevista para às 05h20 do dia seguinte. Relatou que se dirigiu ao aeroporto em que realizaria o voo para que pudesse fazer os procedimentos de embarque sem ter preocupações. No entanto, após mais de 4 horas aguardando, sem nenhuma informação e esclarecimento da companhia aérea, o seu voo apenas partiu às 21h45, fazendo com a autora perdesse o seu voo de conexão. Diante da confusão com os horários, a passageira pleiteou danos morais.

O juízo de 1º grau julgou improcedente a ação: “o referido atraso não implicou comprovado impacto relevante a justificar ressarcimento, sem nenhum indício de que se exteriorizaram, de alguma forma, sentimento de impotência, desrespeito, desconforto, insegurança e angústia, com desgaste físico e psíquico anormal.”.

A mulher recorreu alegando que o dano discutido decorre de um atraso de quase 18 horas para a chegada ao destino em conjunto a uma precária prestação de serviço oferecido. Argumentou, ainda, sobre a obrigatoriedade da apelada em indenizar; precária assistência material; e, ocorrência de danos morais.

Ao analisar o recurso, o relator, desembargador Roberto Mac Cracken, pontuou que, sob a ótica das normas consumeristas e pelos autos, é possível afirmar que a passageira responde pelo defeito na prestação do serviço.

“Mesmo que não ocorresse o atraso do primeiro voo, com o devido respeito, a recorrente não teria como proceder ao check-in no prazo determinado na conexão, já que não observou um período adequado de pelo menos fazer o check-in.”

Com este entendimento, o colegiado decidiu negar o provimento ao recurso e manter a sentença.

A advogada Renata Belmonte, do escritório Albuquerque Melo Advogados defende a empresa na causa.

Veja o acórdão.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Companhia aérea deve indenizar por cancelamento de voo sem motivação

15/9/2019
Migalhas Quentes

Uber não é responsável por atraso de passageiros que perderam voo

2/4/2019
Migalhas Quentes

Companhia aérea deve indenizar por atraso em embarque causado por overbooking

17/12/2018
Migalhas Quentes

Uber é condenado por perda de voo de passageiro após erro no trajeto

23/8/2018
Migalhas Quentes

Advogado explica os direitos do consumidor por atraso de voos

23/6/2018
Migalhas Quentes

Barroso reforma decisão que aplicava CDC em caso de atraso em voo internacional

22/4/2018
Migalhas Quentes

Avianca indenizará casal por atraso em voos durante lua-de-mel

29/3/2018
Migalhas Quentes

Gol indenizará passageiros por atraso de viagem

7/1/2018
Migalhas Quentes

TAM indenizará casal que perdeu ano novo com familiares por atraso em voo

4/1/2018
Migalhas Quentes

Cia aérea indenizará família por atrasos de mais de 60 horas em voos

11/11/2017
Migalhas Quentes

Consumidor será indenizado por atraso em voo

2/11/2017
Migalhas Quentes

TAM deverá indenizar passageiro que perdeu conexão por atraso injustificado

11/8/2017
Migalhas Quentes

Consumidor será indenizado em R$ 31 mil por problemas em voos de ida e volta

11/3/2017
Migalhas Quentes

Companhia aérea indenizará por atraso em voo e falta de assento adequado

25/9/2015

Notícias Mais Lidas

Estudantes da PUC xingam alunos da USP: "Cotista filho da puta"

17/11/2024

Escritórios demitem estudantes da PUC após ofensas a cotistas da USP

18/11/2024

Juíza compara preposto contratado a ator e declara confissão de empresa

18/11/2024

Gustavo Chalfun é eleito presidente da OAB/MG

17/11/2024

Concurso da UFBA é anulado por amizade entre examinadora e candidata

17/11/2024

Artigos Mais Lidos

O Direito aduaneiro, a logística de comércio exterior e a importância dos Incoterms

16/11/2024

Encarceramento feminino no Brasil: A urgência de visibilizar necessidades

16/11/2024

Transtornos de comportamento e déficit de atenção em crianças

17/11/2024

Prisão preventiva, duração razoável do processo e alguns cenários

18/11/2024

Gestão de passivo bancário: A chave para a sobrevivência empresarial

17/11/2024